x
UAI
Inteligência Artificial

Toyota cria robô que quebra recorde no basquete

Um robô que utiliza uma inteligência artificial feita pela Toyota acaba de quebrar seu segundo recorde no Guinness Book

Publicidade
Robô CUE desenvolvido pela Toyota
Robô CUE desenvolvido pela Toyota Foto: Guinness Book/Divulgação

Apesar de não combinarem, a Toyota e o basquete se uniram em busca de quebrar um recorde, e conseguiram quebrar dois. A montadora que mais vendeu carros em 2024 se uniu a um esporte 46 anos mais velho para atingir não só uma, como duas marcas importantes na história.

Durante os últimos 7 anos, uma equipe de engenheiros da Toyota foi responsável por desenvolver um robô que consegue arremessar lances livres com extrema precisão, a ponto de nunca errar um arremesso. O CUE, como foi nomeado, estabeleceu o recorde mundial de 2020 pontos em lances livres. Isso foi em 2019, apesar de impressionante, os engenheiros queriam mais.

O que havia começado como apenas uma ideia para fazer no tempo livre, se tornou um objetivo, pois os engenheiros após quebrarem o recorde de mais pontuações em lances livres, decidiram que queriam quebrar mais um, dessa vez partiram para a ideia de conseguir realizar o arremesso mais longo da história. São cerca de 80,5 pés (cerca de 24,54 metros), pode-se dizer que o arremesso foi feito da linha de fundo do outro lado da quadra.

Robô CUE arremessando bolas
Robô CUE arremessando bolas Foto: Guinness World Records/Divulgação

O CUE é um robô projetado única e exclusivamente para arremessar bolas de basquete com extrema precisão. O Guinness Book reconheceu o recorde no humanoide, apesar do verdadeiro recorde pertencer a um homem chamado Ted St. Martin, que acertou 5221 lances livres consecutivos, tendo ficado mais de 7 horas arremessando. Caso o CUE tivesse continuado o desafio, provavelmente teria superado o recorde, entretanto o objetivo da equipe não era superar os humanos e sim mostrar um avanço na robótica.


O projeto se iniciou como uma unidade motorizada de LEGO em 2017, mas evoluiu gradativamente por meio de atualizações. Hoje em dia, a equipe que trabalha no CUE é composta por 30.000 funcionários da Toyota, e através desse projeto, é possível aprimorar suas habilidades de programação, reconhecimento de imagens, inteligências artificiais, fabricação de carrocerias e outras tecnologias, que mais tarde podem ser utilizadas nos carros da marca.

Equipe responsável pela criação do robô CUE
Equipe responsável pela criação do robô CUE Foto: Guinness Book/Divulgação