Dona de mais de 60% do mercado de motos no Brasil, a Honda possui três fábricas instaladas em território nacional. Além do alto número de motocicletas produzidas, a montadora japonesa ainda fabrica diversos modelos de carros, como o City Hatchback, City sedã e HR-V. Abaixo, confira onde a empresa oriental está situada no país.
Manaus (AM)
A Honda iniciou suas vendas no Brasil em 1971, mas só começou a produzir suas motocicletas cinco anos mais tarde, em 1976. A montadora japonesa decidiu se alocar na cidade de Manaus, no Amazonas, de onde saiu a primeira CG. Desde então, a unidade já produziu milhões de motos, quadriciclos, motores estacionários e motobomba.
Sumaré (SP)
A Honda começou a importar seus carros para o Brasil em 1992. Cinco anos depois, em 1997, a empresa decidiu abrir uma fábrica no país, sendo esta a primeira destinada a produção de automóveis. Localizada em Sumaré (SP), cidade situada a 120 km da capital paulista, a unidade tem 1,9 milhão de m². No local, foram feitos mais de 2 milhões de veículos. Em 2019, porém, a montadora mudou sua rota, transferindo parte de sua operação para uma nova fábrica, localizada em Itirapina (SP).
Assim, atualmente, a planta de Sumaré permanece com a produção do conjunto motor, que incluiu fundição, usinagem e montagem de motores, além dos processos de injeção e pintura plástica, ferramentaria, engenharia de qualidade, planejamento industrial, entre outros.
Itirapina (SP)
Localizada em um terreno de 5,8 milhões m2 e com área construída de 138 mil m2, a unidade de Itirapina (SP) fica a 215 km da cidade de São Paulo. Desde 2021, a Honda vem fabricando todos os carros nacionais no local, registrando uma média de 120 mil veículos por ano.
Recentemente, a montadora anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões na fábrica. A medida deve gerar 1,7 mil empregos de maneira direta e outros 3,5 mil considerando toda a cadeia produtiva.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!