O Chevrolet Onix estreou no Brasil em 2012, substituindo o famoso Corsa, e desde então conquistou diversos brasileiros. Não é por acaso que foi o carro mais vendido por seis anos consecutivos (2015-2020). A liderança foi perdida, coincidentemente ou não, em 2020, um ano após o lançamento da segunda geração (2019), que segue à venda até hoje.
Com a atualização, o Onix ficou mais refinado, um pouco maior, mais seguro e com um motor mais potente. No entanto, assim como se destaca por suas qualidades, também apresenta defeitos, como qualquer carro. Por isso, trazemos aqui as principais reclamações apontadas pelos donos do Chevrolet Onix no site Reclame Aqui.
1. Quebra da correia dentada
Uma das reclamações mais frequentes entre os proprietários do Chevrolet Onix, especialmente nos modelos equipados com motor 1.0 de três cilindros, é a quebra precoce da correia dentada. Essa correia, que é lubrificada a óleo pelo próprio motor, tem gerado diversos relatos de problemas, muitos deles registrados no site Reclame Aqui.
O primeiro caso envolve um dono que comprou um Onix LTZ 1.0 Turbo em 2020. Ele explica que as revisões iniciais foram feitas na concessionária, mas depois optou por oficinas independentes devido ao alto custo.
Em maio de 2023, com o veículo com 50 mil km rodados, a correia dentada quebrou, forçando o motor a passar por uma retífica. O proprietário questiona a Chevrolet sobre como um problema tão grave pode ocorrer com baixa quilometragem.
“Gostaria de esclarecimentos da Chevrolet como um carro com 50.000 km […] tem a correia dentada quebrada. Quem irá arcar com todos os prejuízos do conserto e dos transtornos de ter o carro parado vários dias?”
Um relato de um dono de um Onix Plus 1.0 Turbo 2019/2020 que passou pela mesma situação. Apesar de todas as revisões feitas em concessionária, a correia dentada quebrou aos 54 mil km, causando danos como válvulas entortadas e necessidade de trocar várias peças, gerando um custo de R$ 5.609,98.
O proprietário ressalta que o manual indica vida útil de 240 mil km ou 15 anos para a correia, mas não houve qualquer orientação sobre troca nas revisões.
“No manual consta que essa correia dentada banhada a óleo […] tem sua vida útil de 240.000 km ou 15 anos. Solicitamos o ressarcimento dos custos, pois nenhum momento houve orientação de troca de correia.”
Em outro caso, um proprietário relata que seu Onix LTZ 2020 apresentou problemas em dezembro de 2022, quando a correia perdeu três dentes, danificando o motor. O carro estava com 110 mil km, dentro do que ele acreditava ser a garantia de 250 mil km para a peça, conforme orientação no manual.
Porém, a Chevrolet negou o reparo sob garantia, alegando falta de manutenção, mesmo após a troca de óleo e filtro. O dono do veículo critica a postura da marca e lamenta o problema.
“Minha tristeza é ver a falta de ação da Chevrolet e o alto histórico de quebra de correia dos novos modelos da marca Onix.”
Vale lembrar que recentemente a Chevrolet anunciou que ampliou a garantia da correia para 240 mil km.
2 Barulhos interno
Barulhos internos são uma reclamação comum em carros, principalmente os que utilizam plásticos mais frágeis no acabamento. O Chevrolet Onix não é exceção, e diversos proprietários têm relatado incômodos mesmo em veículos novos, com baixa quilometragem.
Um proprietário reclama do barulho excessivo no interior do carro, mesmo com apenas 25 mil km rodados:
“Barulho na porta do passageiro e na coluna do lado do motorista. Não há silêncio interno no veículo, isso não condiz com o conforto e segurança anunciados pela Chevrolet, que faz com que a gente compre o veículo.”
Outro consumidor, dono de um Onix Plus Premier 20/20, adquiriu o carro com 2.500 km e relata sua frustração com os ruídos constantes:
“Com apenas 4.500 km rodados, já levei na concessionária 3 vezes e o barulho sempre volta. Não sei o que fazem que o barulho some da concessionária até em casa, e reaparece logo depois. Comprei um carro ‘zero’, mas não estou tendo a sensação de andar em um. […] A concessionária não consegue solucionar o problema, e não tenho nenhuma esperança de que a montadora irá resolver também. Meu primeiro carro da Chevrolet e acredito ser o último.”
Uma consumidora que comprou um Onix zero km relata uma série de problemas em menos de dois meses de uso, incluindo ruídos internos em diversas partes do carro:
“Retirei o veículo em 20/04/2022, e no dia 09/05 já entrei em contato com o vendedor para relatar problemas. O carro está cheio de barulhos. Informei ruídos na parte dianteira do lado direito, aparentemente perto do amortecedor, no painel frontal, na coluna do cinto do passageiro e na fivela do cinto. Levei diversas vezes na concessionária, mas os barulhos continuam. Fui informada que ‘os modelos do Onix são assim’ e ainda tentaram me convencer que o modelo Cruze tem barulhos maiores.”
3 Pintura descascando
Problemas com a pintura descascando têm sido motivo de reclamações de proprietários de Onix desde a geração passada, e entre os donos de veículos Chevrolet. Mesmo fora do período de garantia, muitos consumidores relatam falhas que indicam possível má qualidade no processo de pintura.
Um proprietário de um Onix azul, comprado em 2019, notou descascamento na porta traseira logo após o fim da garantia:
“A parte superior da porta lateral traseira está descascando, chegando a aparecer a lataria. Toda a porta tem micro bolhas que aumentam o problema. Procurei a concessionária, mas a resposta foi que a fábrica não autoriza pintura fora do período de garantia. Essas bolhas já vinham aparecendo antes, mas só percebi quando estouraram após o término da garantia.”
Um consumidor que comprou um Onix Premier Turbo em maio de 2023 relatou múltiplos problemas, incluindo falhas na pintura e peças aparentemente já substituídas:
“Em menos de um mês, notei descascados na pintura das caixas de ar, capô, paralamas e uma porta traseira com cor diferente do restante do carro, além de sinais de troca dessa peça. A concessionária propôs repintar e realizar chapeação, mas não aceitei, pois não garantem que novos problemas não surjam. Além disso, identifiquei falhas no sistema bluetooth, forração ondulada e manchas nos bancos. Solicito a substituição imediata do veículo, comprado à vista como zero km, mas claramente com defeitos de fábrica.”
Lembrando que a família do Onix também inclui o Onix Plus (o sedã), que estreou no mercado em 2019 junto com a segunda geração, substituindo o Prisma. Ou seja, esses problemas também se aplicam ao sedã compacto.
O Onix, seja ele sedã ou hatch, oferece duas opções de motorização: o motor 1.0 aspirado de três cilindros, com 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm de torque (gasolina/etanol), atrelado ao câmbio manual de seis velocidades, presente nas versões de entrada.
Já as opções topo de linha são equipadas com o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, que pode ser combinado ao câmbio manual de seis velocidades ou ao automático de seis marchas.
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