x
UAI
Conheça!

Papa Francisco é presenteado com papamóvel elétrico da Mercedes-Benz

SUV foi convertido e personalizado para atender as necessidades do Papa e será usado ainda este ano

Publicidade
Mercedes-Benz G580 convertida em Papamóvel
Mercedes-Benz G580 convertida em Papamóvel Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz presenteou o Papa Francisco com um novo “papamóvel”, dessa vez um Mercedes Classe G 100% elétrico. A parceria entre a fabricante alemã e o Vaticano não é novidade, e começou nos anos 1930, mas será totalmente elétrico pela primeira vez. 

O novo papamóvel é baseado em um G580 e teve sua carroceria cortada para receber as adaptações necessárias para posicionar o pontífice de forma que facilite sua visualização pelos fieis da igreja católica. Segundo a Mercedes-Benz, o veículo ficou um ano em desenvolvimento junto do Vaticano e teve sua potência reduzida para funcionar em modo de baixa velocidade.

Interior predominantemente branco conta com tapete vermelho
Interior predominantemente branco conta com tapete vermelho Foto: Divulgação

A potência não foi divulgada, mas o G580 tradicional conta com quatro motores elétricos, e entrega 596 cv de potência e pode alcançar os 100 km/h em 4,7 segundos. No caso do Papa, quanto mais lento ele andar, melhor.

Papa Francisco recebeu as chaves do G580 das mãos de Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz
Papa Francisco recebeu as chaves do G580 das mãos de Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz Foto: Divulgação

O Vaticano reafirmou o compromisso de reduzir a zero as emissões de poluentes no deslocamento do Papa e de toda a frota. A expectativa é que a primeira aparição do Papa Francisco no Classe G elétrico seja durante o Jubileu, no dia 24 de dezembro na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas