x
UAI
COMPLEXO AYRTON SENNA

Renault completa 26 anos no Brasil; veja fábricas e modelos produzidos

Com sede no Paraná, a montadora francesa já fabricou 4 milhões de veículos em território nacional

Publicidade
Complexo Ayrton Senna, sede da Renault, está localizado em São José dos Pinhais, no Paraná
Complexo Ayrton Senna, sede da Renault, está localizado em São José dos Pinhais, no Paraná Foto: Divulgação/Renault

A Renault vai completar, na próxima sexta-feira (20), exatos 26 anos de produção do Brasil. Com suas fábricas instaladas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinais, no Paraná, a montadora francesa já fabricou 4 milhões de veículos em território nacional. A marca histórica, inclusive, foi atingida recentemente, em novembro, com uma unidade do Kardian, principal lançamento da marca em 2024 no país. 

A história da Renault no Brasil começou, na verdade, em 1960. Na ocasião, a empresa começou a vender carros no país através de uma parceria com a americana Willys Overland. Na década de 1970, entretanto, as importações foram encerradas. Assim, a marca só retornou em 1992, com a holding COFAL. Em 1997, a Renault retomou o controle das operações no país, iniciando a produção no Paraná no ano seguinte. 

O complexo da Renault é enorme e possui um espaço de 2,5 milhões de m², sendo que 40% dessa área são de mata preservada. No local, a montadora conta com as fábricas de veículos de passeio (CVP – Curitiba Veículos de Passeio) e a de veículos comerciais leves (CVU - Curitiba Veículos Utilitários). Os modelos fabricados são o Kwid, Logan, Stepway, Kardian, Duster, Oroch, e Master para o mercado interno e para exportação. Já foram exportados mais de um milhão veículos para países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

 Renault Kardian manual
Renault Kardian manual Foto: Divulgação/Renault

A sede da Renault se destaca também por ser, desde 2016, aterro zero. Ou seja, 100% dos resíduos são reciclados, reutilizados, coprocessados ou incinerados. Além disso, desde julho do ano passado, a montadora se tornou autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, sendo a única fabricante de automóveis no Brasil a utilizar 100% de energia elétrica de fonte limpa e fotovoltaica para suprir toda a demanda operacional.

O complexo ainda abriga um centro de preparação logística, a sede administrativa da Renault do Brasil e Renault América Latina, além do centro de Engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA). Ao todo, a empresa conta com mais de 5 mil trabalhadores. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas