A Renault vai completar, na próxima sexta-feira (20), exatos 26 anos de produção do Brasil. Com suas fábricas instaladas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinais, no Paraná, a montadora francesa já fabricou 4 milhões de veículos em território nacional. A marca histórica, inclusive, foi atingida recentemente, em novembro, com uma unidade do Kardian, principal lançamento da marca em 2024 no país.
A história da Renault no Brasil começou, na verdade, em 1960. Na ocasião, a empresa começou a vender carros no país através de uma parceria com a americana Willys Overland. Na década de 1970, entretanto, as importações foram encerradas. Assim, a marca só retornou em 1992, com a holding COFAL. Em 1997, a Renault retomou o controle das operações no país, iniciando a produção no Paraná no ano seguinte.
O complexo da Renault é enorme e possui um espaço de 2,5 milhões de m², sendo que 40% dessa área são de mata preservada. No local, a montadora conta com as fábricas de veículos de passeio (CVP – Curitiba Veículos de Passeio) e a de veículos comerciais leves (CVU - Curitiba Veículos Utilitários). Os modelos fabricados são o Kwid, Logan, Stepway, Kardian, Duster, Oroch, e Master para o mercado interno e para exportação. Já foram exportados mais de um milhão veículos para países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.
A sede da Renault se destaca também por ser, desde 2016, aterro zero. Ou seja, 100% dos resíduos são reciclados, reutilizados, coprocessados ou incinerados. Além disso, desde julho do ano passado, a montadora se tornou autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, sendo a única fabricante de automóveis no Brasil a utilizar 100% de energia elétrica de fonte limpa e fotovoltaica para suprir toda a demanda operacional.
O complexo ainda abriga um centro de preparação logística, a sede administrativa da Renault do Brasil e Renault América Latina, além do centro de Engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA). Ao todo, a empresa conta com mais de 5 mil trabalhadores.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas