A Polícia Rodoviária Federal (PRF) exibiu um vídeo em que mostra um motociclista utilizando um novo truque para adulterar a placa e escapar de multas. Na publicação, que viralizou nas redes sociais, os agentes mostram que o condutor estava usando uma fita isolante para mudar a identificação da moto. A adulteração é conhecida como "Placa camaleão".
Na prática, o motociclista manuseia um pino posicionado junto ao guidão da moto, no qual uma linha está conectada, para que a fita seja removida da chapa. Assim, no exemplo que circula na web, o motociclista conseguiu transformar o número 5 e 6, assim como o 8 e 9. Veja o vídeo abaixo.
Qual é a punição?
O artigo 230 do CTB diz que o motorista que adultera a placa de seu veículo está cometendo uma infração gravíssima. Se flagrado pelas autoridades de trânsito, o condutor recebe multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.
Porém, o "espertinho" não comete apenas uma infração de trânsito. O Código Penal diz que a conduta também caracteriza o crime de adulteração ou remarcação de sinal identificador, previsto no Artigo 311. A pena é de três a seis anos de prisão.
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!