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Fato ou fake?

Chevrolet Celta 2025 existe? Rumores tomam conta das redes sociais!

Notícias falsas nas redes sociais mostram carro fabricado pela Chevrolet no México para iludir público

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Aveo tem carrocerias hatch e sedan e destina-se aos chamados países emergentes
Aveo tem carrocerias hatch e sedan e destina-se aos chamados países emergentes Foto: Aveo tem carrocerias hatch e sedan e destina-se aos chamados países emergentes

O Chevrolet Celta marcou época no mercado brasileiro e até hoje é querido por muitos, especialmente quem busca um carro usado, fácil e barato de manter. É com essa lembrança positiva do Celta e anseio por esse carro no mercado de zero km, que pessoas mal intencionadas inventam notícias falsas sobre a volta do Celta.

Os vídeos que circulam nas redes sociais, geralmente as de vídeos curtos, mostram de fato um carro que existe e é fabricado pela Chevrolet, mas que não se chama Celta, e nem será vendido no Brasil.

O carro em questão é o Aveo, modelo de entrada da marca da gravata dourada no México. O hatchback traz visual bem harmônico e até mesmo esportivo e em nada lembra o Celta vendido entre 2000 e 2015

O Aveo mexicano na realidade, é produzido na China pela SAIC-GM e também no Egito, onde é chamado de Optra. O modelo também é vendido na carroceria sedã.

Chevrolet Aveo Sedan lembra o Onix Plus brasileiro
Chevrolet Aveo Sedan lembra o Onix Plus brasileiro Foto: Divulgação

Apesar de visual mais retilíneo, lembrando um pouco o Onix (outro projeto chinês), o Aveo é vendido com motor 1.5 aspirado de 99 cv de potência com transmissão manual de seis marchas ou automática do tipo CVT. 

Medindo 4,17 m na opção hatchback e 4,49 m na carroceria sedan, o modelo tem dimensões muito próximas às do nosso Onix. Internamente, o Aveo conta com multimídia de 8” com conexão com smartphone com uso de fios, painel de instrumentos analógico, mas ar-condicionado com comandos eletrônicos.

Aveo Black Edition traz visual esportivo, mas dispensa ar-condicionado digital
Aveo Black Edition traz visual esportivo, mas dispensa ar-condicionado digital Foto: Divulgação

Em termos de segurança o modelo traz freios ABS, seis airbags, câmera e sensores de ré, controle de estabilidade e alerta de cinto de segurança.

No México, o Aveo Sedan parte de 296,6 mil pesos (R$ 89,3 mil) , enquanto o hatchback custa 312,6 mil pesos (R$ 94,1 mil). O nosso Onix Sedan, custa 319,4 mil pesos mexicanos (R$ 96,1 mil) e é vendido somente com motor turbo.

Brasil já teve geração anterior do Aveo

Chevrolet Sonic hatch versão LTZ 1.6 16V modelo 2012 azul de frente em movimento no asfalto
O Chevrolet Sonic chegou no Brasil para concorrer no segmento de hatches premium, mas sua história por aqui durou pouco Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Você se lembra do Chevrolet Sonic? O hatchback vendido entre 2012 e 2014 com motor 1.6 16V de 120 cv e 16,3 kgfm de torque media 4,03 metros de comprimento e tinha porta-malas de apenas 265 litros. 

Apesar de pouco vendido (era pouco maior e mais caro que o Onix), o hatchback era a segunda geração global do Aveo, e era o carro de entrada da Chevrolet nos Estados Unidos. A baixa recepção do público pode ter indicado para a GM que o público procurava um carro um pouco mais refinado, e por isso o projeto escolhido para o país foi o do Onix de segunda geração.

Fake News com carros da Chevrolet não são novidades

Novo Chevrolet Monza chinês vermelho de frente estacionado
Linhas do novo Monza lembram as do Onix Plus nacional Foto: Chevrolet/Divulgação

Quem acompanha redes sociais deve se recordar das recorrentes notícias falsas sobre o retorno de carros icônicos da GM no passado: “Novo Monza”, “Novo Opala”, entre outros, costumam viralizar, geralmente com projeções que não fazem sentido, como novidades para o ano seguinte, mas não passam de notícias falsas.

É bem verdade que o Monza ainda existe, tendo sido relançado em 2019 na China e é vendido no México com o nome de Cavalier. Por lá, o modelo é equipado com um motor híbrido-leve, que pode, inclusive, servir como base para os primeiros híbridos nacionais da Chevrolet, mas o Monza em si dificilmente seria vendido.

No Brasil, o baixo volume de vendas do Cruze sedan fez a Chevrolet desistir do segmento de sedans médios. Importar o Monza da China representaria valores muito elevados de frete e impostos, diminuindo o interesse pelo modelo.