O Chevrolet Celta marcou época no mercado brasileiro e até hoje é querido por muitos, especialmente quem busca um carro usado, fácil e barato de manter. É com essa lembrança positiva do Celta e anseio por esse carro no mercado de zero km, que pessoas mal intencionadas inventam notícias falsas sobre a volta do Celta.
Os vídeos que circulam nas redes sociais, geralmente as de vídeos curtos, mostram de fato um carro que existe e é fabricado pela Chevrolet, mas que não se chama Celta, e nem será vendido no Brasil.
O carro em questão é o Aveo, modelo de entrada da marca da gravata dourada no México. O hatchback traz visual bem harmônico e até mesmo esportivo e em nada lembra o Celta vendido entre 2000 e 2015.
O Aveo mexicano na realidade, é produzido na China pela SAIC-GM e também no Egito, onde é chamado de Optra. O modelo também é vendido na carroceria sedã.
Apesar de visual mais retilíneo, lembrando um pouco o Onix (outro projeto chinês), o Aveo é vendido com motor 1.5 aspirado de 99 cv de potência com transmissão manual de seis marchas ou automática do tipo CVT.
Medindo 4,17 m na opção hatchback e 4,49 m na carroceria sedan, o modelo tem dimensões muito próximas às do nosso Onix. Internamente, o Aveo conta com multimídia de 8” com conexão com smartphone com uso de fios, painel de instrumentos analógico, mas ar-condicionado com comandos eletrônicos.
Em termos de segurança o modelo traz freios ABS, seis airbags, câmera e sensores de ré, controle de estabilidade e alerta de cinto de segurança.
No México, o Aveo Sedan parte de 296,6 mil pesos (R$ 89,3 mil) , enquanto o hatchback custa 312,6 mil pesos (R$ 94,1 mil). O nosso Onix Sedan, custa 319,4 mil pesos mexicanos (R$ 96,1 mil) e é vendido somente com motor turbo.
Brasil já teve geração anterior do Aveo
Você se lembra do Chevrolet Sonic? O hatchback vendido entre 2012 e 2014 com motor 1.6 16V de 120 cv e 16,3 kgfm de torque media 4,03 metros de comprimento e tinha porta-malas de apenas 265 litros.
Apesar de pouco vendido (era pouco maior e mais caro que o Onix), o hatchback era a segunda geração global do Aveo, e era o carro de entrada da Chevrolet nos Estados Unidos. A baixa recepção do público pode ter indicado para a GM que o público procurava um carro um pouco mais refinado, e por isso o projeto escolhido para o país foi o do Onix de segunda geração.
Fake News com carros da Chevrolet não são novidades
Quem acompanha redes sociais deve se recordar das recorrentes notícias falsas sobre o retorno de carros icônicos da GM no passado: “Novo Monza”, “Novo Opala”, entre outros, costumam viralizar, geralmente com projeções que não fazem sentido, como novidades para o ano seguinte, mas não passam de notícias falsas.
É bem verdade que o Monza ainda existe, tendo sido relançado em 2019 na China e é vendido no México com o nome de Cavalier. Por lá, o modelo é equipado com um motor híbrido-leve, que pode, inclusive, servir como base para os primeiros híbridos nacionais da Chevrolet, mas o Monza em si dificilmente seria vendido.
No Brasil, o baixo volume de vendas do Cruze sedan fez a Chevrolet desistir do segmento de sedans médios. Importar o Monza da China representaria valores muito elevados de frete e impostos, diminuindo o interesse pelo modelo.
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