x
UAI
HISTÓRIA E PRESENTE

Relembre alguns carros esportivos da Volkswagen no Brasil

Conheça alguns modelos da linha de carros esportivos da Volkswagen que marcaram época no mercado brasileiro

Publicidade
Aerofólio do GTi era pintado na cor da carroceria
Aerofólio do GTi era pintado na cor da carroceria Foto: Divulgação

A Volkswagen anunciou recentemente o retorno do facelift do Jetta GLI ao Brasil para 2025, além da chegada do Nivus GTS no mesmo ano. Esses lançamentos fizeram a marca chamar esse compromisso de "resgate de raízes esportivas", já que diversos modelos com pegada esportivas já marcaram história. 

Vamos conhecer alguns modelos que foram bem famosos por muitos consumidores e amantes da esportividade.

Volkswagen SP2 (1972-1976)

Volkswagen SP2 - Baixinho descolado

O SP2 foi um esportivo nacional projetado para oferecer design arrojado de carro esportivo coupé e desempenho superior dentro das limitações do mercado da época. 

Equipado com motor Boxer 1.7 de 75 cv e torque de 13 kgfm, ele atingia velocidade máxima de 161 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos. Apesar do desempenho modesto, era admirado pelo acabamento refinado e visual futurista. Atualmente muitos colecionadores possuem esse veículo que pode ultrapassar os R$ 150 mil.

Gol GTI (1988)

Qual é a diferença entre o Gol GTi e o Gol GTS?
GTi tinha para-choques e frisos em prata Foto: Divulgação

Primeiro carro nacional com injeção eletrônica, o Gol GTI trouxe inovações para época e desempenho bem forte também para inícios da década de 1990. Equipado com motor 2.0 de 120 cv e torque de 18,4 kgfm, alcançava 185 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. 

Seu sucesso consolidou a imagem esportiva da linha Gol, que depois se tornou referência entre os hatchbacks produzidos no Brasil. 

Em 1995, nasceu a segunda geração, porém com 109 cv e 17 kgfm de torque. Com isso sua velocidade máxima permaneceu de 185 km/h, porém o 0 a 100 km/h era feito em 11,2 segundos. No ano de 2001, a VW finalizou a configuração GTI.  

Pointer GTI (1990-1995)

Garagem de Clássicos da Volkswagen destaca 3 modelos da Autolatina

O Pointer GTI veio ao Brasil para concorrer com o Ford Escort MK5, e era derivado do Apollo. Ele trouxe sofisticação à linha esportiva da Volkswagen, com o motor 2.0 de 116 cv e 17,7 kgfm de torque. Ele alcancava 192  km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 10,7 segundos. 

Apesar de não repetir o impacto do Gol GTI, foi marcante pelo apelo esportivo da época.

Golf VR6 (1994-1998)

VW mostra Golf GTI MK 4,5 restaurado em celebração aos 50 anos do modelo

Com motor 2.8, o VR6 trazia incríveis 200 cv e torque de 27 kgfm. Motor herdado do Passat VR6 de 1995 e 1996. O Golf VR6 era um esportivo robusto e sofisticado. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 215 km/h colocavam-no como um dos hatchbacks mais rápidos de sua época.

Porém, toda essa belezinha é bem difícil de encontrar, e a explicação fica as unidades limitadas de 15 carros que a Volkswagen trouxe ao Brasil. Naquela época, somente a Ford Ranger e F-250 tinham cavalaria perto do Golf VR6 (210 e 205, respectivamente). 

Volkswagen Golf GTI (2013)

VW Golf GTI: 7 fatos importantes para quem quer o esportivo

O Golf GTI foi uma das versões mais marcantes da sétima geração do hatch. Equipado com um motor 2.0 TSI de quatro cilindros, gera 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio DSG de dupla embreagem com seis marchas. O modelo atingia de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com velocidade máxima a 244 km/h. 

O modelo foi ícone em 2013, no seu lançamento, e fez história no Brasil. Atualmente ainda é caro os modelos usados. O interior apresentava acabamento premium, bancos esportivos revestidos em tecido xadrez, central multimídia e volante multifuncional com design esportivo. 

Porém toda a festa que o Golf GTI fez durou até 2019, quando o modelo parou de ser comercializado no Brasil. Porém, depois de muitos pedidos, a Volkswagen irá trazer o modelo novamente em oitava geração no próximo ano. 

Volkswagen Jetta GLI (2019 - 2025)

VW Jetta traz a sigla GLI na grade dianteira, que tem detalhes em vermelho

Na sétima geração do Jetta, lançado em 2018, e com viúvos do Golf GTI, a Volkswagen trouxe o Jetta GLI com conjunto bem semelhante ao do Golf. Importado do México, o sedã traz o motor 2.0 TSI de 231 cv e 35,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio DSG de sete marchas. Seu 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos e velocidade máxima de 249 km/h. 

Apesar de suas linhas mais limpas, o sedã mantém um visual esportivo e atualizado, com destaque para o interior redesenhado que irá incluir uma central multimídia ressaltada, como do T-Cross. 

Polo GTS (2020-2025)

Polo GTS 2023 é lançado a partir de R$ 145.790

O Polo GTS é o modelo mais recente da marca em questão de esportividade, isso porque o modelo foi lançado em 2020 no facelift anterior ainda. Equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e torque de 25,5 kgfm, alcança 207 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.