A Volkswagen anunciou recentemente o retorno do facelift do Jetta GLI ao Brasil para 2025, além da chegada do Nivus GTS no mesmo ano. Esses lançamentos fizeram a marca chamar esse compromisso de "resgate de raízes esportivas", já que diversos modelos com pegada esportivas já marcaram história.
Vamos conhecer alguns modelos que foram bem famosos por muitos consumidores e amantes da esportividade.
Volkswagen SP2 (1972-1976)
O SP2 foi um esportivo nacional projetado para oferecer design arrojado de carro esportivo coupé e desempenho superior dentro das limitações do mercado da época.
Equipado com motor Boxer 1.7 de 75 cv e torque de 13 kgfm, ele atingia velocidade máxima de 161 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos. Apesar do desempenho modesto, era admirado pelo acabamento refinado e visual futurista. Atualmente muitos colecionadores possuem esse veículo que pode ultrapassar os R$ 150 mil.
Gol GTI (1988)
Primeiro carro nacional com injeção eletrônica, o Gol GTI trouxe inovações para época e desempenho bem forte também para inícios da década de 1990. Equipado com motor 2.0 de 120 cv e torque de 18,4 kgfm, alcançava 185 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
Seu sucesso consolidou a imagem esportiva da linha Gol, que depois se tornou referência entre os hatchbacks produzidos no Brasil.
Em 1995, nasceu a segunda geração, porém com 109 cv e 17 kgfm de torque. Com isso sua velocidade máxima permaneceu de 185 km/h, porém o 0 a 100 km/h era feito em 11,2 segundos. No ano de 2001, a VW finalizou a configuração GTI.
Pointer GTI (1990-1995)
O Pointer GTI veio ao Brasil para concorrer com o Ford Escort MK5, e era derivado do Apollo. Ele trouxe sofisticação à linha esportiva da Volkswagen, com o motor 2.0 de 116 cv e 17,7 kgfm de torque. Ele alcancava 192 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 10,7 segundos.
Apesar de não repetir o impacto do Gol GTI, foi marcante pelo apelo esportivo da época.
Golf VR6 (1994-1998)
Com motor 2.8, o VR6 trazia incríveis 200 cv e torque de 27 kgfm. Motor herdado do Passat VR6 de 1995 e 1996. O Golf VR6 era um esportivo robusto e sofisticado. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 215 km/h colocavam-no como um dos hatchbacks mais rápidos de sua época.
Porém, toda essa belezinha é bem difícil de encontrar, e a explicação fica as unidades limitadas de 15 carros que a Volkswagen trouxe ao Brasil. Naquela época, somente a Ford Ranger e F-250 tinham cavalaria perto do Golf VR6 (210 e 205, respectivamente).
Volkswagen Golf GTI (2013)
O Golf GTI foi uma das versões mais marcantes da sétima geração do hatch. Equipado com um motor 2.0 TSI de quatro cilindros, gera 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio DSG de dupla embreagem com seis marchas. O modelo atingia de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com velocidade máxima a 244 km/h.
O modelo foi ícone em 2013, no seu lançamento, e fez história no Brasil. Atualmente ainda é caro os modelos usados. O interior apresentava acabamento premium, bancos esportivos revestidos em tecido xadrez, central multimídia e volante multifuncional com design esportivo.
Porém toda a festa que o Golf GTI fez durou até 2019, quando o modelo parou de ser comercializado no Brasil. Porém, depois de muitos pedidos, a Volkswagen irá trazer o modelo novamente em oitava geração no próximo ano.
Volkswagen Jetta GLI (2019 - 2025)
Na sétima geração do Jetta, lançado em 2018, e com viúvos do Golf GTI, a Volkswagen trouxe o Jetta GLI com conjunto bem semelhante ao do Golf. Importado do México, o sedã traz o motor 2.0 TSI de 231 cv e 35,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio DSG de sete marchas. Seu 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos e velocidade máxima de 249 km/h.
Apesar de suas linhas mais limpas, o sedã mantém um visual esportivo e atualizado, com destaque para o interior redesenhado que irá incluir uma central multimídia ressaltada, como do T-Cross.
Polo GTS (2020-2025)
O Polo GTS é o modelo mais recente da marca em questão de esportividade, isso porque o modelo foi lançado em 2020 no facelift anterior ainda. Equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e torque de 25,5 kgfm, alcança 207 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!