Com o aumento de armadilhas envolvendo infrações de trânsito, como o golpe da CNH suspensa e o da multa falsa, a procura sobre como realizar o pagamento das penalidades vem crescendo. Para ajudar o motorista a não cair em fraudes e quitar a dívida corretamente, o Vrum separou um passo a passo. Veja abaixo.
1º passo - Identificar a multa
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) explica que sempre envia a notificação de autuação antes de enviar o boleto de pagamento em si. Neste documento, consta as características do veículo, o endereço do dono do carro, enquadramento, entre outras informações. Desta forma, o motorista sempre tem um prazo para se defender da autuação e, caso deseje, contestar a infração.
Porém, caso você não tenha recebido a infração por qualquer motivo, é possível consultar a veracidade da multa em sites de órgãos oficiais, como o do Detran.
2º passo - Login no site do Detran
No site do Detran de seu estado, faça o seu cadastro completo. Para isto, será necessário inserir seus dados pessoais, como nome, CPF, entre outros. Em seguida, entre com seu login e senha e consulte as multas pendentes. Verifique as informações e escolha a infração que deseja pagar.
3º passo - Selecione a forma de pagamento
As regras variam de acordo com o estado, mas, normalmente, é possível escolher entre quitar a multa em uma parcela ou dividir. Além disso, os Detrans costumam aceitar boleto bancário, cartão de crédito e Pix como forma de pagamento.
Com a opção de boleto bancário, é possível imprimi-lo e pagá-lo em uma agência credenciada ou realizar a transação através do aplicativo do banco. Independente da forma, não esqueça de guardar o comprovante.
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!