A montadora chinesa BYD está se preparando para a fase de operação completa de sua fábrica da cidade de Camaçari (BA). A produção dela contará com 2 modelos exclusivos para o mercado brasileiro do total de 12 veículos.
Em apuração realizada pelos colegas da Autoesporte, a CEO da BYD Américas e atual presidente da montadora na Europa, Stella Li, antecipou que o lançamento dos novos modelos exclusivos do Brasil será entre o final de 2025 e início de 2026.
A empresária não revelou diretamente quais serão esses novos modelos, mas ela afirmou que a picape Shark “já é pensada para vocês, pois não vendemos picapes na China”.
Os rumores recentes apontam para um dos lançamentos sendo uma picape compacta, já apelidada de “baby Shark”. É possível que o novo utilitário da BYD chegue para enfrentar Fiat Strada, por exemplo.
A respeito do outro modelo a ser lançado, ainda não se tem muita clareza para cravar o tipo do carro. Contudo, a única certeza é de que todos os veículos serão feitos com motorização híbrida plug-in (PHEV) ou elétrica a bateria (BEV).
Em meio a inquérito do Ministério Público do Trabalho (MPT), a fábrica de Camaçari (BA) tem como objetivo a comercialização dos veículos para o mercado brasileiro e sul-americano, gerando 20 mil empregos no polo industrial até o final de 2026. A CEO da BYD se pronunciou sobre a investigação de condições de trabalho precárias envolvendo empresas chinesas que estão prestando serviço à montadora para construção da fábrica baiana.
“A BYD toma conta muito bem de seus funcionários. Temos exigências e padrões muito elevados de segurança, além de tolerância zero com abusos”.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas