Os casos de assaltos ainda preocupam os motoristas brasileiros. Somente entre janeiro e setembro deste ano, 8,6 mil carros foram roubados na cidade de São Paulo, segundo levantamento feito pelo Ituran, empresa de rastreamento de veículos por satélite.
Apesar da insegurança ser um problema das administrações federais, estaduais e municipais, é possível minimizar os riscos para não chamar tanta atenção dos criminosos. Abaixo, veja 10 dicas para não ser uma presa fácil e evitar o pior em situações delicadas.
10 dicas preciosas no trânsito:
-
Evite parar em locais mal iluminados: se for preciso realizar uma rápida parada para responder uma mensagem, fazer uma chamada ou descansar, não dê bobeira. Priorize locais bem iluminados, em frente a comércios ou, se possível, a uma delegacia. Lugares ermos e escuros são os preferidos dos bandidos.
-
Permaneça com os vidros e as portas fechadas: seja no trânsito ou em uma rápida parada, não deixe seu automóvel com os vidros e portas abertos. Isto facilita a vida dos criminosos, principalmente daqueles sorrateiros.
-
Não deixe objetos valiosos à vista: detalhes fazem diferença. Às vezes, o simples fato de deixar um smartphone, bolsa ou outro objeto de valor à vista, atrai o bandido. Além de arrombar o carro, ele pode esperar você abrir o veículo para realizar a abordagem. Fique esperto!
- Atenção no semáforo: viu algum movimento estranho durante a parada do semáforo? Tente sair do local com segurança.
-
Ajuda em pane mecânica: os criminosos também se aproveitam dos bons samaritanos. Uma tática comum é fingir pane mecânica, pedir ajudar e realizar o assalto. Por isso, fique esperto se presenciar uma situação similar.
-
Não aceite ajuda de estranhos: o inverso também pode acontecer. Caso o problema seja no seu carro, tome cuidado com quem aparecer para "dar uma força".
-
Não abra as portas à distância: deixe para abrir o veículo apenas quando estiver entrando... Além disso, tranque o veículo assim que entrar ou sair dele. Esses pequenos segundos podem evitar um ataque.
-
Mantenha a calma e não reaja: se você for abordado por um assaltante armado, não tem o que fazer. Mantenha a tranquilidade, não banque o "bonzão" e evite movimentos bruscos. A prioridade é sua vida.
-
Não olhe fixamente para o rosto do criminoso: ainda nesta situação, não olhe diretamente para o rosto do ladrão. Isto pode complicar ainda mais a situação.
-
Ofereça o "kit ladrão": segundo os especialistas, o recomendado é rodar com um "kit ladrão", ou seja, objetos sem importância que podem ser entregues ao bandido no momento do assalto. Isto inclui um valor baixo de dinheiro (cerca de R$ 100), uma carteira velha, cartões vencidos e um celular antigo.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!