Os carros elétricos estão cada vez mais presentes no mercado global, mas ainda enfrentam diversos mitos e desinformações. Pensando nisso, a Mercedes-Benz reuniu algumas das dúvidas mais comuns sobre essa tecnologia para esclarecê-las.
Com base no evento Electric Experience, realizado pela montadora alemã, apresentamos aqui uma lista de mitos e verdades sobre os carros elétricos.
1) A revisão de carros elétricos é mais cara e demorada?
Mito.
A manutenção de um carro elétrico é, na verdade, mais simples e barata do que a de veículos a combustão. Isso acontece porque os elétricos possuem muito menos peças móveis e desgastáveis. Componentes como velas, correias, polias e até óleo de motor simplesmente não existem.
Um exemplo prático é o fluido de freio, que só precisa ser trocado a cada quatro anos, enquanto outros itens exigem menos intervenções técnicas.
2) Existe alto risco de choque ao usar carros elétricos na chuva?
Mito.
Os carros elétricos são projetados para resistir a água e poeira, sendo completamente seguros para uso e recarga mesmo em condições de chuva.
Isso se deve ao alto nível de vedação e proteção dos sistemas elétricos. Um bom exemplo: no Brasil, usamos chuveiros elétricos há décadas sem maiores preocupações, e a lógica de segurança é a mesma.
3) Carros elétricos pegam fogo com mais facilidade?
Mito.
Mesmo que acidentes possam resultar em incêndios, a probabilidade de isso acontecer em veículos elétricos é significativamente menor do que em carros a combustão. O risco de incêndios em elétricos é cerca de 60 vezes menor. Além disso, as baterias de íon de lítio são projetadas para evitar explosões ou reações perigosas.
4) As baterias dos carros elétricos “viciam”, como as de celulares?
Mito.
As baterias de veículos elétricos são muito mais avançadas do que as de dispositivos móveis. Com cuidados básicos, como manter a carga entre 20% e 80% regularmente, sua durabilidade pode até ser dobrada. Elas também possuem garantias longas e sistemas de gerenciamento que evitam desgastes prematuros.
5) É seguro atravessar áreas alagadas com um carro elétrico?
Mito.
Nenhum veículo — elétrico ou a combustão — é projetado para atravessar enchentes ou áreas com água acima do cubo da roda (o ponto central do sistema de freios). O cuidado necessário é o mesmo para ambos os tipos de veículos.
6) Carros elétricos não podem ser rebocados com as rodas no chão?
Verdade.
Veículos elétricos com tração integral (dois motores, um em cada eixo) precisam ser transportados em guinchos-plataforma. Já modelos com tração dianteira podem ser rebocados com o eixo dianteiro levantado, desde que respeitadas as velocidades limites (30 a 50 km/h).
Isso ocorre porque o movimento das rodas pode gerar energia para o sistema elétrico, o que pode causar problemas se o carro estiver desligado.
7) É necessário carregar o carro toda vez que ele é usado?
Mito.
Os modelos elétricos mais recentes possuem autonomia superior a 300 km por carga, o que elimina a necessidade de recarregá-los diariamente. Pense em um carro elétrico como um veículo convencional: você não abastece toda vez que sai de casa, certo? A lógica é a mesma.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas