A poucos dias dos feriados de Natal e Ano Novo, milhares de brasileiros já começam a se preparar para viajar. Além de comprar roupas de banho, protetor solar e todo o "kit verão", é preciso se preocupar com um fator importante: o carro. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é justamente nesta época do ano em que acontece um volume maior de acidentes nas estradas.
Pensando em ajudar o leitor que vai aproveitar os feriados para "cair na estrada", o Vrum separou dez conselhos importantes para os motoristas se planejarem. Essas dicas também são compartilhadas pela PRF.
10 dicas antes de pegar estrada:
-
Revise o carro: certifique-se de que freios, suspensão e pneus estão em ordem. Não esqueça de testar os cintos de segurança, faróis e os limpadores de para-brisas, além de checar os níveis de água e óleo. Verifique também se o triângulo, macaco e o estepe estão dentro do veículo.
-
Documentação em dia: tenha certeza de que a CNH e o CRLV estão atualizados e em dia. A falta de licenciamento pode causar a apreensão do veículo, além de multa pesada e sete pontos na carteira.
-
Planeje o seu trajeto: pesquise o caminho até o destino final antes da viagem. Pense nas paradas e na possibilidade de fugir de um trânsito mais intenso.
-
Descanse: é fundamental que o motorista durma pelo menos 8 horas antes de enfrentar longas honras na estrada. Infelizmente, muitos acidentes são causados devido ao cansaço do condutor.
-
Não seja imprudente: a falta de responsabilidade é outro motivo que deixa muitas vítimas nas estradas. Por isso, evite ultrapassagens arriscadas, respeite a sinalização de trânsito e não brinque no volante.
-
Não use o celular: mesmo em caso de trânsito intenso, não caia na tentação de pegar o celular. Qualquer descuido pode ser fatal.
-
Motorista não bebe álcool: o responsável por conduzir a família e/ou amigos não pode, em qualquer hipótese, ingerir bebidas alcóolicas antes de pegar a estrada. Fora o risco do acidente, a infração é gravíssima e pode cassar do motorista.
-
Não dirija de chinelo: o uso deste calçado é terminantemente proibido. Assim, o recomendado é o uso de um tênis confortável.
-
Evite dirigir em condições desfavoráveis: se possível, fuja de chuva, neblina e outras situações desfavoráveis. Para isso, veja a previsão do tempo antes de pegar a estrada.
-
Peça ajuda em caso de emergência: anote os números da PM (190), PRF (191), SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199). Eles podem te ajudar em alguma situação delicada.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!