A Toyota irá continuar adiando seus planos de carros elétricos. Agora, os novos modelos das marcas Toyota e Lexus, de nova geração, que estavam previstos para 2026, só devem entrar em produção em meados de 2027. A decisão da Toyota aparenta ser uma estratégia da montadora de priorizar avanços tecnológicos antes de lançar seus veículos no mercado.
A Toyota até revelou dois conceitos da Lexus no Salão do Automóvel de Tóquio em 2023 — o LF-ZC e o LF-ZL —,porém os modelos ainda estão longe de serem produzidos. Promessas como baterias com autonomia de até 1.000 km e recarga completa em apenas 20 minutos estão no papel, mas não chegaram às linhas de montagem.
A informação da imprensa japonesa e divulgado pelo site Autoevolution, diz que a justificativa da montadora japonesa é a espera por tecnologias mais avançadas. Porém, muitas pessoas do setor analisam essa estratégia da Toyota de avaliar o momento certo para entrar mais forte no mercado de elétricos, analisando tendências e demandas globais.
A produção desses novos modelos deve utilizar uma arquitetura inédita para elétricos. Além disso, a montadora trabalha no desenvolvimento de software exclusivo para os novos veículos.
Não é a primeira vez que a Toyota altera seus planos no segmento elétrico. Em 2022, a empresa lançou seu primeiro elétrico, o bZ4X, mas as vendas nos EUA foram bem fracas, com apenas 9.329 unidades vendidas no último ano.
Recentemente, o SUV elétrico de sete lugares, que seria produzido em 2025, também foi adiado para 2026 devido a mudanças no design.
A montadora, que já foi sinônimo de inovação com seus modelos híbridos, exemplo esse foi o Prius, lançado em 1997. Mas agora, com o mercado cada vez mais competitivo entre os híbridos e elétricos, a Toyota corre atrás para continuar forte no mercado com a tecnologia elétrica. Resta saber se a espera por tecnologias avançadas valerá a pena.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas