A parceria entre Lewis Hamilton e a Mercedes chegou ao fim no último fim de semana após o Grande Prêmio de Abu Dhabi na Fórmula 1. Ao longo de 12 temporadas, o britânico e a Mercedes venceram seis campeonatos mundiais de pilotos, e para celebrar as conquistas, a preparadora alemã HOF criou um carro à altura.
Batizado de “Sir Class”, o novo SUV modificado chega com uma configuração diferenciada de visual. A pintura é em dois tons, com a dianteira em tom prateado e seguindo em degradê até o preto, usado para a traseira do Sir Class. Essa pintura é referência aos carros da Mercedes de Fórmula 1, que usa essas cores desde seu retorno à categoria em 2010.
O modelo ostenta ainda para-lamas alargados, saias laterais, capô em fibra de carbono com um visual exclusivo e rodas diferenciadas de 23 polegadas com calotas em fibra de carbono, mesmo material usado no teto do SUV. As rodas e alguns detalhes pela carroceria contam com acabamento em um tom de azul esverdeado, também remetendo à Petronas, patrocinadora da equipe de Fórmula 1.
Internamente, o SUV ganhou luzes em LED e detalhes no mesmo tom azul presente na parte externa, bem como apliques em fibra de carbono. Entretanto, o maior destaque é o volante do utilitário. A tradicional peça redonda foi substituída por um volante quadrado, que remete ao carro de Fórmula 1 e ao AMG One, esportivo criado pela Mercedes que usa o mesmo motor do W06 que disputou a temporada de 2015 da categoria.
Debaixo do capô, o SUV recebeu diversas modificações, mas manteve o V8 4.0 bi-turbo a gasolina. São 1063 cv de potência e 132 kgfm de torque, curiosamente, a mesma potência oferecida pelo AMG One, que conta com dois motores elétricos para auxiliar no desempenho.
Segundo a preparadora, o modelo alcança os 100 km/h em 3,5 segundos e alcança os 300 km/h de velocidade máxima. Para efeito de comparação, o AMG One alcança os 100 km/h em 2,9 segundos e tem velocidade máxima de 352 km/h.
Entretanto, o Sir Class será mais raro do que o AMG One. O esportivo teve apenas 275 unidades planejadas pela Mercedes-Benz, enquanto o SUV criado pela HOF terá apenas 11 exemplares construídos. O preço começa em 690 mil dólares, o que em conversão direta significa mais de 4,1 milhões de reais.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas