O Toyota Yaris Cross é o próximo lançamento da montadora japonesa no Brasil, que já começou a dar as caras por aqui há algum tempo. O novo SUV de entrada da marca foi flagrado novamente e deu mais alguns detalhes do que esperar do modelo que será fabricado na planta de Sorocaba (SP).
O vídeo divulgado pelo perfil do BF///MS no Instagram mostrou os faróis de LED afilados que lembram o design de modelos da Caoa Chery, como o Tiggo 5. Apesar da dianteira bastante coberta, o formato geral sugere uma forte semelhança com a versão asiática do Yaris Cross e com o modelo já lançado no Chile.
Na traseira, é possível observar o formato das lanternas e o para-choque em plástico preto, ambos similares aos das versões internacionais.
No interior, um destaque notado foi a central multimídia flutuante, que difere dos sistemas usados no Corolla Cross e Corolla sedã, indicando que a abordagem deverá ser exclusiva para o modelo.
Posicionado abaixo do Corolla Cross, o Yaris Cross será o SUV compacto de entrada da Toyota no Brasil. A grande novidade será a versão híbrida flex, marcando o modelo como um dos pioneiros no segmento a oferecer essa tecnologia no país.
O SUV será construído sobre a plataforma TNGA, uma variante da estrutura utilizada no Corolla, e terá 4,31 metros de comprimento, 1,70 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos.
A motorização inclui um 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm de torque para as versões de entrada, propulsor derivado do Yaris hatch e sedã, que aliás sairá de linha. Já as versões híbridas combinarão o motor 1.5 aspirado a um motor elétrico semelhante ao Corolla.
A chegada do Yaris Cross faz parte do plano de investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil até 2030. Desse montante, R$ 1,63 bilhão foram destinados à expansão da fábrica de Sorocaba, onde o SUV será produzido, e à unidade de Porto Feliz, responsável pelos motores.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas