O brasileiro Gabriel Bortoleto, de 20 anos, dirigiu o carro da Sauber pela primeira vez, nesta terça-feira (10), em Abu Dhabi, no primeiro dia da pós-temporada da Fórmula 1. Apenas dois dias depois de conquistar o título da Fórmula 2, o jovem piloto paulista voltou aos circuito de Yas Marina para realizar testes em sua nova equipe.
Após realizar 130 voltas no circuito, Bortoleto terminou o primeiro teste na oitava posição, anotando 1m25s306 como melhor marca e superando o colega de Sauber, o experiente alemão Nico Hulkenberg. Já na segunda sessão, o brasileiro até baixou seu tempo para 1m24s738, mas caiu para a 18ª colocação geral. Hulkenberg, por sua vez, registrou 1m23s859 e fechou a prova no quarto lugar.
Piloto reserva da Aston Martin, o também brasileiro Felipe Drugovich também participou dos testes desta terça-feira. O piloto de 24 anos, porém, terminou com a 21ª melhor marca, tendo 1m25s010 como melhor tempo.
Ver essa foto no Instagram
Na Fórmula 1, a pós-temporada é utilizada para testar os carros e dar mais rodagem aos pilotos reservas. Tanto é assim que cada equipe precisa, necessariamente, inscrever ao menos um profissional que participou, no máximo, de duas corridas da F1 ao longo do ano. Este foi o caso dos brasileiros Bortoleto e Drugovich.
Bortoleto fará sua temporada de estreia na Fórmula 1 em 2025. Atual campeão da F2, o jovem tem uma carreira meteórica e é agenciado pelo espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F1. Já Drugovich ganhou a Fórmula 2 na edição de 2022, mas ainda não alcançou a titularidade de nenhuma equipe.
Veja quem participou dos testes:
-
Alpine: Jack Doohan e Paul Aron*
-
Aston Martin: Felipe Drugovich* e Jak Crawford*
-
Ferrari: Charles Leclerc e Arthur Leclerc*/Antonio Fuoco*
-
Haas: Esteban Ocon e Ryo Hirakawa*
-
McLaren: Lando Norris/Oscar Piastri e Patricio O'Ward*
-
Mercedes: George Russell e Frederik Vesti*/Kimi Antonelli*
-
RB: Liam Lawson e Awumu Iwasa*
-
RBR: Yuki Tsunoda e Isack Hadjar*
-
Sauber: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto*
-
Williams: Carlos Sainz e Luke Browning*
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!