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problemas crônicos

Além do Powershift: carros automáticos famosos por darem problemas no câmbio

Conheça os modelos e as transmissões que geraram dor de cabeça para seus donos no passado

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Volkswagen Up! Xtreme 2020 na cor branca fotografado de traseira
Volkswagen Up! Xtreme 2020 na cor branca fotografado de traseira Foto: Credito Pedro Danthas/Volkswagen - Volkswagen up!Xtreme 2020

O mercado de carros automáticos está crescendo ano a ano no Brasil. Atualmente, as montadoras já possuem tecnologias consolidadas, minimizando problemas que eram comuns em transmissões automáticas e automatizadas no passado. Porém, no mercado de usados, que é o principal canal de compra de carros no país, muitas pessoas podem acabar adquirindo veículos com transmissões famosas por apresentarem defeitos crônicos. 

Pensando nisso, o Vrum montou uma lista de modelos e câmbios problemáticos que marcaram época para ajudar você a tomar uma decisão mais consciente ao escolher seu próximo carro.

Volkswagen e o câmbio I-Motion

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Os câmbios I-Motion, presentes em modelos como Fox, SpaceFox, Gol, Up!, Voyage, são sinônimos de dor de cabeça para muitos donos. Esse tipo de transmissão automatizada de embreagem simples era uma tentativa da Volkswagen de oferecer o conforto de um câmbio automático por um preço mais acessível, mas a experiência prática nem sempre correspondia às expectativas.

Problemas como trancos, falta de precisão na troca de marchas e vazamento de fluido do atuador de embreagem eram bastante comuns. Além disso, a embreagem patinando se tornou uma reclamação recorrente entre os donos.

Peugeot, Citroën e o famigerado AL4

Peugeot SW 206 1.6 16V Flex - Força automática - Vrum

Se há um câmbio que ficou marcado por problemas no mercado de usados, é o AL4, da antiga PSA (Peugeot e Citroën). Equipando modelos como Peugeot 206, 207, Citroën C3, Xsara Picasso e outros veículos dos anos 2000, o AL4 enfrentava uma série de dificuldades.

Com apenas quatro marchas, ele apresentava imprecisão em médios giros e sofria com um problema crônico de patinação, que prejudicava o desempenho do veículo. 

Para corrigir os defeitos, era comum que os donos tivessem que gastar cerca de R$ 1.500 para reinicializar o gerenciamento eletrônico da transmissão e substituir os módulos defeituosos.

Renault e o câmbio Easy-R

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Outra dor de cabeça vem da Renault, com seu câmbio automatizado Easy-R, que equipava modelos como Duster, Captur, Sandero e Logan. Lançado para substituir o antigo automático de quatro marchas, o Easy-R tinha como objetivo oferecer um custo-benefício melhor, mas trouxe problemas como trancos, mudanças de marchas bruscas e falta de precisão nas trocas.

O câmbio ficou no mercado por quase uma década, até ser aposentado em 2019, quando a Renault passou a equipar seus modelos com o confiável CVT da Jatco, compartilhado com os veículos da Nissan.

Chevrolet e o Easytronic

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A Chevrolet também apostou nas transmissões automatizadas de embreagem simples, lançando o Easytronic em modelos como Meriva e Agile. No entanto, essa tentativa de oferecer conforto a baixo custo não foi bem-sucedida.

Esses carros frequentemente apresentavam excesso de trancos, travamentos no módulo eletrônico e, em alguns casos, o custo de reparo podia ultrapassar os R$ 5 mil, especialmente em situações que envolviam a substituição completa do sistema.

Como evitar dor de cabeça com câmbios problemáticos

  • Se você está de olho em um carro usado, principalmente em modelos equipados com as transmissões mencionadas, é importante redobrar a atenção.
  • Pesquise sobre o modelo: procure saber se ele tem histórico de problemas no câmbio e verifique com outros donos ou fóruns especializados.
  • Faça um teste completo: veja se o câmbio apresenta trancos, patinação ou mudanças de marcha imprecisas.
  • Consulte um mecânico de confiança: um profissional pode ajudar a identificar possíveis problemas antes da compra.

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