x
UAI
Dicas

Saiba como otimizar o ar-condicionado do seu carro para não perder dinheiro

Item é de extrema necessidade em muitas cidades brasileiras, mas consumo de combustível elevado deixa motoristas receosos ao usar equipamento

Publicidade
No calor, o ar-condicionado automotivo é um dos maiores aliados do motorista no trânsito
No calor, o ar-condicionado automotivo é um dos maiores aliados do motorista no trânsito Foto: Honda/Divulgação

O ar-condicionado é item indispensável em um país tropical como o Brasil. Com temperaturas que podem até superar os 40ºC, o ar-condicionado é uma função que garante muito conforto à bordo, mas é conhecida por aumentar o consumo de combustível do carro. 

O segredo para usar o ar-condicionado sem gastar tanto combustível está na forma de usar o equipamento. Veja dicas para economizar ao usar o ar-condicionado do seu carro.

1 - Tire o ar quente do veículo

Muitas pessoas deixam o carro parado sob o Sol e assim que entram no carro já ligam o ar-condicionado. O ideal é, sempre que possível, estacionar em uma área coberta, mas caso não seja possível, ao retornar para o carro, abra as janelas e deixe o ar circular pelo veículo.

Dessa forma, a sensação de calor será reduzida e o ar-condicionado do veículo trabalhará menos para esfriar o ambiente. Em alguns carros é possível abrir os vidros por comando na chave, o que facilita essa ação.

2 - Saiba como usar a recirculação 

A recirculação do ar é uma função que pode ser controlada pelo motorista, mas muitos não sabem como utilizá-la de forma correta. Ela permite que o sistema puxe o ar da cabine, passe pelo sistema e retorne para o habitáculo.  No caso de dias quentes, esse sistema pega o ar quente existente e o transforma em ar gelado.

Entretanto, a recomendação é utilizar a recirculação somente por períodos curtos para não aumentar a concentração de dióxido de carbono na cabine. O ideal é sempre que possível usar o sistema de forma com que o carro capture ar do exterior, mas há situações em que é válido ativar a recirculação, principalmente ao passar por zonas com mau cheiro, trânsito intenso ou caso esteja trafegando atrás de veículos emitindo fumaça.

3 - Não ligue o ar-condicionado e abra os vidros

Esse é um dos erros mais comuns cometidos por motoristas. Pensando em gelar o carro mais rápido, muitos abrem os vidros para justamente circular o ar como já falamos, mas se o compressor já está ligado, parte do ar gelado será desperdiçado.

4 - Usar a temperatura mínima por muito tempo

A temperatura mínima e a ventilação máxima devem ser usadas somente em casos extremos. Quando usadas por longos períodos, essa combinação eleva muito o uso do compressor do sistema de ar-condicionado, além de demandar mais combustível. 

5 - Manutenção

Negligenciar a manutenção do sistema do ar-condicionado pode fazer o carro gastar mais combustível. Trocar o filtro de ar da cabine evita que o compressor trabalhe de forma muito intensa, e gaste mais combustível. Um filtro de ar sujo também reduz a eficiência do sistema.

Higienizar os dutos também é uma forma de evitar fungos, bactérias e mau cheiro. Outra forma de evitar esses problemas é desligar o sistema sempre que estiver chegando em casa ou onde o carro passará muito tempo sem ser ligado.

Caso perceba perda de eficiência no ar-condicionado, procure por locais onde o ar pode estar escapando. As borrachas de vedação da carroceria podem estar perdendo eficiência. Entretanto, uma das maiores causas de falta de eficiência no ar-condicionado é algum vazamento no sistema, que utiliza gás no sistema. Nesse caso, a recomendação é levar o carro até algum especialista para uma revisão.


Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!