A linha 2025 da Toyota Hilux chegou ao mercado brasileiro sem fazer muito alarde, afinal, pouca coisa mudou. Entretanto, a ausência da versão esportiva GR-Sport foi destaque, afinal, ela havia estreado em setembro de 2023, e ainda era recente no mercado. Os colegas da quatro rodas descobriram que a Toyota desistiu de comercializar a versão da picape por conta de dois fatores cruciais.
Quando o Vrum avaliou a picape em julho, ela custava R$ 370 mil, quase 30 mil a mais que a versão SRX Plus. Isso era justificado pelo motor com 20 cv de potência e 4,1 kgfm de torque extras. Além disso, a GR-Sport contava com novos amortecedores, carroceria mais larga e suspensão retrabalhada, visando melhorar o desempenho fora de estrada da picape.
Entretanto, segundo a QR, um dos fatores que fizeram a Toyota desistir dessa versão é a baixa procura pelos consumidores. O público da picape é tradicionalmente conservador, e o visual mais agressivo e esportivo, parece ter desagradado a clientela.
Quem ficou com saudades da GR-Sport poderá encontrar na SRX o mesmo acerto, mas sem o kit estético. Um dos diferenciais da versão esportiva era justamente o aerofólio, que precisou ser retirado de linha e até motivou um recall, por correr o risco de se soltar quando submetido a uso severo.
Ainda de acordo com fontes ouvidas pela revista, as novas regras de emissões do Proconve L8, que estarão em vigência a partir de 1º de janeiro de 2025, também motivaram o fim da produção da versão.
Apesar de contar com o mesmo motor 2.8 turbodiesel das demais versões da Hilux, adaptar o mapa da versão GR-Sport para ser aceito nos padrões de emissões não deveria ser viável, o que pode ter motivado a fabricante desistir da ideia.
Curiosamente, na Argentina, onde a picape é produzida, a versão GR-Sport segue disponível para configuração. Por lá, as regras de emissões de poluentes são diferentes, e a linha esportiva Gazoo Racing é mais forte do que no Brasil.
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