x
UAI
DEFEITOS

Volkswagen Polo Track: veja os principais problemas apontados pelos donos

Carro mais vendido do Brasil apresenta pequenas reclamações no site Reclame Aqui

Publicidade
Volkswagen Polo leva o motor três cilindros em todas as suas versões
Volkswagen Polo leva o motor três cilindros em todas as suas versões Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O carro mais vendido do Brasil é o Volkswagen Polo, com 126.709 emplacamentos, ocupando o segundo lugar na lista dos veículos mais vendidos, atrás apenas da Fiat Strada, que registrou 128.450 unidades comercializadas. A versão mais popular do Polo é a Track, lançada em 2023 para substituir o Gol, ganhando destaque por combinar acessibilidade, segurança e prazer ao dirigir.

Porém, o hatch compacto também enfrenta algumas críticas, principalmente em relação a ruídos que causam incômodo nos consumidores. Pensando nisso, o Vrum reuniu as reclamações mais comuns relacionadas ao Volkswagen Polo Track.

1. Barulho na suspensão e estalo dos freios 

Uma das queixas mais frequentes dos proprietários do Volkswagen Polo Track envolve ruídos na suspensão e nos freios. Problemas esses têm gerado insatisfação, com relatos apontando falhas crônicas que afetam diretamente o desconforto ao guiar o carro. 

Um consumidor relatou que o barulho na suspensão apareceu com apenas 100 km rodados.

"O mecânico responsável detectou o problema: Bucha de bandeja. Para meu espanto, disse que o que poderiam fazer seria lubrificar as buchas, mas que provavelmente o barulho voltaria! Ou seja: problema crônico e sem solução, segundo o próprio funcionário da marca."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui

Para ele, é inaceitável que um carro zero, com preço elevado, apresente tais defeitos.

Volkswagen Polo Track 2023 cinza de lateral estacionado
Volkswagen Polo Track 2023 cinza de lateral estacionado Foto:

Uma outra consumidora relatou sua insatisfação após comprar um Polo Track zero km. Segundo ela, os problemas começaram a surgir com apenas 100 km rodados, quando ruídos foram detectados na suspensão dianteira, do lado do passageiro, e também nos freios.

"O barulho só aumentou, e na revisão de 10 mil km, o problema persistiu. Mesmo após a troca de peças e revisões, o freio continua fazendo um barulho semelhante ao de ‘ferro com ferro’."
por Proprietária de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui

A cliente ainda relatou dificuldades com a concessionária, cobrança indevida de serviços e desgaste emocional ao lidar com a situação.

Por fim, um terceiro consumidor compartilhou sua frustração com um barulho alto e constante ao frear em marcha ré. Após diversas intervenções, incluindo a troca de peças e instalação de presilhas, o problema voltou. Além disso, várias peças da suspensão já foram trocadas por duas vezes. 

"Estamos falando de um veículo zero-quilômetro que já passou mais tempo na oficina do que comigo. É um constrangimento moral enorme e um desgaste psicológico absurdo."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui

2. Problemas com o sistema de injeção de combustível

Alguns consumidores também relatam sobre falhas no sistema de injeção de combustível e EPC (Electronic Power Control) no Volkswagen Polo Track. Problemas esses que fazem o modelo ter perda de potência em alguns casos. 

Volkswagen Polo Track 2023 cinza de traseira em movimento
Volkswagen Polo Track 2023 cinza de traseira em movimento Foto:

Um consumidor de Boa União, distrito de Itabirinha (MG), relatou que seu Polo Track apresentou falha no sistema da injeção eletrônica logo nas primeiras revisões. Segundo ele, a poeira constante das estradas não asfaltadas da região é o que dá problema no sistema. 

"O sistema foi substituído, mas mesmo trocando o filtro regularmente, continua sem suportar a poeira. Quando acabar a garantia, temo que o problema se agrave e danifique o motor."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui

Outro relato fala sobre a ativação das luzes EPC e da injeção no painel após apenas um ano de uso. O problema foi agravado por um possível vazamento de óleo que contaminou o combustível, danificando o motor.

"Compramos um polo track 0km, com 1 ano de uso ele apresentou alguns problemas como bateria, estofado afundando, descosturando, etc. Porém em Agosto/24, fomos surpreendidos com a luz EPC e da injeção piscando, levamos a concessionária (guinchado, pois não tinha nem condições de uso pra chegar na cidade vizinha), lá eles alegaram um problema na trava da injeção, onde provavelmente o óleo se misturou com o combustível."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui

Outro cliente, motorista de aplicativo, relata problemas desde o primeiro dia com o Polo Track. O carro apresentou perda de potência, falha no terceiro cilindro, e defeitos na injeção e no sistema EPC, deixando o proprietário incapacitado de trabalhar.

"Hoje é 22 de agosto de 2024 e sigo com o mesmo problema. Não confio mais nesse carro. A qualquer hora posso morrer durante uma ultrapassagem."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui

Embora haja reclamações de diversos modelos da marca, a Volkswagen tem uma boa reputação por parte do site Reclame Aqui, com 8,6/10 de nota nos últimos seis meses. 

  • Deixamos este espaço aberto caso a Volkswagen queira se manifestar e oferecer esclarecimentos sobre os pontos abordados nesta matéria e os problemas relatados.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas