O carro mais vendido do Brasil é o Volkswagen Polo, com 126.709 emplacamentos, ocupando o segundo lugar na lista dos veículos mais vendidos, atrás apenas da Fiat Strada, que registrou 128.450 unidades comercializadas. A versão mais popular do Polo é a Track, lançada em 2023 para substituir o Gol, ganhando destaque por combinar acessibilidade, segurança e prazer ao dirigir.
Porém, o hatch compacto também enfrenta algumas críticas, principalmente em relação a ruídos que causam incômodo nos consumidores. Pensando nisso, o Vrum reuniu as reclamações mais comuns relacionadas ao Volkswagen Polo Track.
1. Barulho na suspensão e estalo dos freios
Uma das queixas mais frequentes dos proprietários do Volkswagen Polo Track envolve ruídos na suspensão e nos freios. Problemas esses têm gerado insatisfação, com relatos apontando falhas crônicas que afetam diretamente o desconforto ao guiar o carro.
Um consumidor relatou que o barulho na suspensão apareceu com apenas 100 km rodados.
"O mecânico responsável detectou o problema: Bucha de bandeja. Para meu espanto, disse que o que poderiam fazer seria lubrificar as buchas, mas que provavelmente o barulho voltaria! Ou seja: problema crônico e sem solução, segundo o próprio funcionário da marca."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui
Para ele, é inaceitável que um carro zero, com preço elevado, apresente tais defeitos.
Uma outra consumidora relatou sua insatisfação após comprar um Polo Track zero km. Segundo ela, os problemas começaram a surgir com apenas 100 km rodados, quando ruídos foram detectados na suspensão dianteira, do lado do passageiro, e também nos freios.
"O barulho só aumentou, e na revisão de 10 mil km, o problema persistiu. Mesmo após a troca de peças e revisões, o freio continua fazendo um barulho semelhante ao de ‘ferro com ferro’."
por Proprietária de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui
A cliente ainda relatou dificuldades com a concessionária, cobrança indevida de serviços e desgaste emocional ao lidar com a situação.
Por fim, um terceiro consumidor compartilhou sua frustração com um barulho alto e constante ao frear em marcha ré. Após diversas intervenções, incluindo a troca de peças e instalação de presilhas, o problema voltou. Além disso, várias peças da suspensão já foram trocadas por duas vezes.
"Estamos falando de um veículo zero-quilômetro que já passou mais tempo na oficina do que comigo. É um constrangimento moral enorme e um desgaste psicológico absurdo."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui
2. Problemas com o sistema de injeção de combustível
Alguns consumidores também relatam sobre falhas no sistema de injeção de combustível e EPC (Electronic Power Control) no Volkswagen Polo Track. Problemas esses que fazem o modelo ter perda de potência em alguns casos.
Um consumidor de Boa União, distrito de Itabirinha (MG), relatou que seu Polo Track apresentou falha no sistema da injeção eletrônica logo nas primeiras revisões. Segundo ele, a poeira constante das estradas não asfaltadas da região é o que dá problema no sistema.
"O sistema foi substituído, mas mesmo trocando o filtro regularmente, continua sem suportar a poeira. Quando acabar a garantia, temo que o problema se agrave e danifique o motor."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui
Outro relato fala sobre a ativação das luzes EPC e da injeção no painel após apenas um ano de uso. O problema foi agravado por um possível vazamento de óleo que contaminou o combustível, danificando o motor.
"Compramos um polo track 0km, com 1 ano de uso ele apresentou alguns problemas como bateria, estofado afundando, descosturando, etc. Porém em Agosto/24, fomos surpreendidos com a luz EPC e da injeção piscando, levamos a concessionária (guinchado, pois não tinha nem condições de uso pra chegar na cidade vizinha), lá eles alegaram um problema na trava da injeção, onde provavelmente o óleo se misturou com o combustível."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui
Outro cliente, motorista de aplicativo, relata problemas desde o primeiro dia com o Polo Track. O carro apresentou perda de potência, falha no terceiro cilindro, e defeitos na injeção e no sistema EPC, deixando o proprietário incapacitado de trabalhar.
"Hoje é 22 de agosto de 2024 e sigo com o mesmo problema. Não confio mais nesse carro. A qualquer hora posso morrer durante uma ultrapassagem."
por Proprietário de um Volkswagen Polo Track no site Reclame Aqui
Embora haja reclamações de diversos modelos da marca, a Volkswagen tem uma boa reputação por parte do site Reclame Aqui, com 8,6/10 de nota nos últimos seis meses.
-
Deixamos este espaço aberto caso a Volkswagen queira se manifestar e oferecer esclarecimentos sobre os pontos abordados nesta matéria e os problemas relatados.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas