As baterias dos carros 100% elétricos também possuem um ciclo de vida útil, assim como as baterias dos celulares, claro que com potências e cargas distintas. É esperado que com o tempo e uso, elas vão perdendo a sua capacidade original, mas um novo estudo sugere um aumento da duração do componente.
De acordo com o estudo realizado pelos cientistas da Stanford Barreto Center (SLAC), os carros elétricos estão sendo equipados com baterias que podem entregar uma vida útil longeva. Isso por conta dos veículos não passarem por tantos períodos de carregamento quanto os celulares e computadores.
Os pesquisadores chegaram a testar 92 baterias de íons lítio durante mais de dois anos e a conclusão foi que o componente tem uma baixa degradação, cada vez que eles faziam testes mais realistas. A questão próxima do uso real é difícil de ser reproduzida em laboratório, mas como há donos de carros elétricos que optam por carregar seus automóveis todos os dias para sair de “tanque cheio”, existem também aqueles que deixam para carregar uma vez na semana.
O estudo revelou que o maior inimigo das baterias em carros de condutores com baixo uso, é o próprio tempo. Enquanto o vilão do componente em veículos de maior uso, como táxis, ônibus e carros de aplicativo, é o ciclo de recarga que implica negativamente na vida útil da bateria.
Outro ponto que chamou a atenção foi a diminuição da degradação da bateria ao acelerar bruscamente em curta distância, fora a frenagem regenerativa que também ajuda na a ampliar a duração do tempo de uso do componente. Esses resultados alcançados nas pesquisas sugerem uma duração 40% maior do que é apresentado nas descrições atualmente.
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