O próximo fim de semana definirá o novo campeão da Stock Car Brasil, mas também marcará a última prova dos carros sedãs na categoria. Chevrolet Cruze e Toyota Corolla participarão da categoria pela última vez, já que a partir da próxima temporada a categoria contará com bolhas de SUVs.
Com o aumento da participação dos SUVs no mercado e redução da participação dos sedãs, a Stock Car adotará a nova carroceria para seus carros buscando ser mais atrativa para outras marcas.
A Toyota se manterá na categoria com o Corolla Cross, enquanto a Chevrolet substituirá o Cruze, que não é mais produzido desde novembro do ano passado pelo Tracker. Além disso, a Mitsubishi retorna para a categoria após 16 anos de ausência, e alinhará um Eclipse Cross.
Relembre os carros da categoria
Historicamente, os carros da categoria são sedãs. Nos anos 70, a categoria contava com o Chevrolet Opala, que foi substituído pelo Chevrolet Omega. Nos anos 2000 foi a vez do Vectra, que foi substituído em 2004 pelo Astra.
Em 2005 a Mitsubishi entrou na categoria com o Lancer e no ano seguinte o Volkswagen Bora fez parte da competição. Em 2007 foi a vez da Peugeot entrar na categoria com o 307 sedan e a categoria contou com quatro marcas diferentes.
Em 2008 a Volkswagen saiu da categoria, com a Mitsubishi acompanhando no ano seguinte, e a categoria contava com bolhas de Chevrolet Vectra e Peugeot 307. Em 2010, o francês foi substituído pelo 408 e o descontinuado Vectra trocado pelo Sonic Sedan em 2012.
Em 2016 o Sonic foi substituído pelo Cruze, e a Peugeot deixou a Stock Car no ano seguinte. A categoria se tornou “monomarca” até 2020, quando o Corolla estreou. Essa temporada também marcou o fim do uso de um chassi tubular, usado desde 2000. Desde 2020 os carros usam o monobloco do carro de rua.
A partir de 2025 os carros voltarão a usar chassi tubular e o motor V8 será substituído por motor 2.1 turbo de quatro cilindros de 500 cv e 59,1 kgfm de torque. Além disso, os carros contarão com o sistema DRS, que reduz o arrasto aerodinâmico e garante mais velocidade para os carros.
Tanto Chevrolet quanto Toyota já apresentaram seus carros para a disputa da temporada 2025 da categoria, enquanto o modelo da Mitsubishi ainda é apenas representação visual.
Os novos carros da Stock Car só irão às pistas no dia 4 de maio de 2025, mas a temporada será encerrada neste fim de semana em Interlagos às 14h15.
Gabriel Casagrande lidera o campeonato com 815 pontos, seguido de Julio Campos (781), Eduardo Barrichello (779), Ricardo Zonta (774) e Felipe Massa (773) encerrando o top 5.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!