x
UAI
Adeus!

Stock Car: corrida deste domingo será a última dos sedãs

Categoria passará a adotar SUVs a partir de 2025; confira os novos carros!

Publicidade
Stock Car dará adeus aos sedãs após prova deste domingo
Stock Car dará adeus aos sedãs após prova deste domingo Foto: Reprodução/Stock Car

O próximo fim de semana definirá o novo campeão da Stock Car Brasil, mas também marcará a última prova dos carros sedãs na categoria. Chevrolet Cruze e Toyota Corolla participarão da categoria pela última vez, já que a partir da próxima temporada a categoria contará com bolhas de SUVs.

Com o aumento da participação dos SUVs no mercado e redução da participação dos sedãs, a Stock Car adotará a nova carroceria para seus carros buscando ser mais atrativa para outras marcas.

A Toyota se manterá na categoria com o Corolla Cross, enquanto a Chevrolet substituirá o Cruze, que não é mais produzido desde novembro do ano passado pelo Tracker. Além disso, a Mitsubishi retorna para a categoria após 16 anos de ausência, e alinhará um Eclipse Cross

Relembre os carros da categoria

Réplica do Opala Stock Car que quebrou o recorde brasileiro de velocidade, em 1991: veículo, pintado nas cores amarela, vermelha e branca, está estacionado em local asfaltado, com céu azul ao fundo
Dana fez uma réplica perfeita do Opala de Stock Car que quebrou o recorde brasileiro de velocidade em 1991 Foto: Dana/Divulgação

Historicamente, os carros da categoria são sedãs. Nos anos 70, a categoria contava com o Chevrolet Opala, que foi substituído pelo Chevrolet Omega. Nos anos 2000 foi a vez do Vectra, que foi substituído em 2004 pelo Astra

Em 2005 a Mitsubishi entrou na categoria com o Lancer e no ano seguinte o Volkswagen Bora fez parte da competição. Em 2007 foi a vez da Peugeot entrar na categoria com o 307 sedan e a categoria contou com quatro marcas diferentes.

11789081047353990078
Volkswagen faz crer que bolha do Bora, que compete na Stock Car, seria o carro de produção em série Foto: Volkswagen faz crer que bolha do Bora, que compete na Stock Car, seria o carro de produção em série

Em 2008 a Volkswagen saiu da categoria, com a Mitsubishi acompanhando no ano seguinte, e a categoria contava com bolhas de Chevrolet Vectra e Peugeot 307. Em 2010, o francês foi substituído pelo 408 e o descontinuado Vectra trocado pelo Sonic Sedan em 2012. 

Em 2016 o Sonic foi substituído pelo Cruze, e a Peugeot deixou a Stock Car no ano seguinte. A categoria se tornou “monomarca” até 2020, quando o Corolla estreou. Essa temporada também marcou o fim do uso de um chassi tubular, usado desde 2000. Desde 2020 os carros usam o monobloco do carro de rua.

Stock Car carros enfileirados na primeira etapa de 2016 no Circuito dos Cristais em Curvelo MG
Em 2016, uma das etapas da Stock Car foi realizada no Circuito dos Cristais, em Curvelo Foto: Fernanda Freixosa/Vicar

A partir de 2025 os carros voltarão a usar chassi tubular e o motor V8 será substituído por motor 2.1 turbo de quatro cilindros de 500 cv e 59,1 kgfm de torque. Além disso, os carros contarão com o sistema DRS, que reduz o arrasto aerodinâmico e garante mais velocidade para os carros. 

Tanto Chevrolet quanto Toyota já apresentaram seus carros para a disputa da temporada 2025 da categoria, enquanto o modelo da Mitsubishi ainda é apenas representação visual. 

oyota Corolla Cross da Stock Car ao lado do Corolla Cross de rua
Toyota Corolla Cross da Stock Car ao lado do Corolla Cross de rua Foto: Divulgação/Pit Stop Films

Os novos carros da Stock Car só irão às pistas no dia 4 de maio de 2025, mas a temporada será encerrada neste fim de semana em Interlagos às 14h15.

Gabriel Casagrande lidera o campeonato com 815 pontos, seguido de Julio Campos (781), Eduardo Barrichello (779), Ricardo Zonta (774) e Felipe Massa (773) encerrando o top 5.