A BMW teve a oportunidade de lançar um supercarro para suceder o famoso M1, entretanto, a montadora alemã preferiu mudar o planejamento que chegou a estar 95% completo. O SUV que está sendo produzido no lugar é chamado de XM, um veículo híbrido que pode fazer 66 km/L.
O esportivo que, por pouco, saiu do papel, seria o substituto do i8, inclusive teria um visual parecido com o coupé. Segundo o chefe de design da BMW, Domagoj Dukec, a ideia do carro foi descontinuada no auge da pandemia da COVID-19, quando faltava pouco para que ele começasse a ser produzido.

Enquanto o i8 foi lançado com um motor híbrido com 360 cv, o seu sucessor também seria híbrido, porém com 560 cv, potência suficiente para superar um BMW M4. Apesar disso, a montadora alemã teria que decidir entre um ou outro para produzir, e a grande fama dos SUVs fez com que a escolha fosse o XM, que mesmo sendo um utilitário, não poderia deixar a desejar.
O BMW XM é equipado com um motor 4.4 biturbo de 748 cv, sendo 644 cv da unidade à combustão e 194 cv do propulsor elétrico e 102 kgfm de torque combinado, fazendo um 0-100 km/h em 4,3s. Sua autonomia no modo elétrico é de 88 km.

A marca bávara pode ter desistido de fazer o supercarro para produzir o XM, mas não descartou fazer uma versão M do pequeno i3, sendo que elas poderão vir em até quatro versões elétricas e, é possível, que tenham mais de 1.000 cv.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!