A substituição dos carros movidos a combustíveis fósseis pelos modelos híbridos ou totalmente elétricos, tem sido um tema bastante debatido durante este ano. O tópico ganhou destaque por conta das práticas ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança) que muitas montadoras adotaram mundialmente, levando a uma preferência de 92% do público por carros elétricos, segundo uma pesquisa.
A responsável pela coleta desses dados foi a Global EV Alliance, onde foi confirmado que apenas 1% da população entrevistada optaria por voltar a ser dona de carros a combustão. Já dos 7% restantes, 4% comprariam um modelo híbrido, enquanto os outros 3% não tinham certeza sobre qual tipo de automóvel seriam proprietários.
O estudo foi realizado em 18 países, incluindo o Brasil, com cerca de 23 mil donos de veículos elétricos. De acordo com a maioria deles, a decisão de comprar um carro deste tipo não passa pela questão ambiental em si, mas sim, pelo baixo custo de manutenção que eles oferecem.
Logo após esses consumidores, vêm aqueles que compram carros elétricos porque são menos poluentes e gostam de ajudar nas questões ambientais. Em seguida, ficam os que se interessam pela tecnologia oferecida.
Problemas com as estações de carregamento
Foi revelado que a falta de locais para carregar os elétricos ainda é uma grande desvantagem comercial. Se no caso dos carros a combustão, onde não faltam postos de gasolina, mas é possível ter problemas com combustível adulterado, o mercado dos 100% elétricos sofre com a baixa disponibilidade desses locais necessários para o funcionamento dos veículos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas