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Lançamento do Toyota Yaris Cross é adiado novamente; entenda o motivo

SUV compacto é aposta da marca para brigar com Nissan Kicks, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V

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Toyota Yaris Cross em showroom da Toyota, ao fundo há uma tela de LED com o nome do modelo em letras brancas e grandes.
Toyota Yaris Cross em showroom da Toyota, ao fundo há uma tela de LED com o nome do modelo em letras brancas e grandes. Foto: Toyota/Divulgação

O Toyota Yaris Cross é esperado como o principal lançamento da Toyota no Brasil nos últimos anos, porém sua demora de lançamento por aqui é iminente. Enquanto o SUV compacto teve seu lançamento já no Chile e Indonésia, por aqui ele deverá chegar só em julho de 2025, e não mais no primeiro semestre do próximo ano como era esperado. 

Programado para 2024, o Yaris Cross enfrentou atrasos devido a problemas no desenvolvimento, especialmente com os testes de colisão feitos na Ásia, onde a Daihatsu, subsidiária da Toyota responsável pelo projeto do modelo, foi acusada de fraudar o SUV.

O novo atraso deve-se também por conta da ampliação da fábrica de Sorocaba (SP) que assumirá a produção do modelo. Com isso, como já publicado pelo Vrum, os modelos Yaris hatch e sedã deixarão de ser produzidos para abrir espaço para o novo SUV.

A fábrica de Sorocaba passa por reformas que visam aumentar a capacidade de produção. O Yaris Cross deverá ter no mínimo cinco mil unidades mensais produzidas, impulsionadas por um investimento de R$ 11 bilhões até 2030. A montadora também irá desativar a planta de Indaiatuba (SP) no começo de 2025 com finalização no final de 2026, transferindo sua operação para Sorocaba. 

O Yaris Cross chega com medidas próximas às do Nissan Kicks: 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, com porta-malas de 431 litros.

Na mecânica, a versão de entrada terá motor 1.5 flex de quatro cilindros, com 105 cv e 14,3 kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT. Já a versão topo de linha será híbrida, com motor 1.5 aspirado flex de ciclo Atkinson (92 cv) associado a um motor elétrico (81 cv), entregando potência combinada de cerca de 115 cv, sistema regenerativo e câmbio e-CVT.

Essa estratégia quer posicionar o Yaris Cross como o SUV compacto híbrido mais acessível do mercado, apostando na popularidade dos SUVs e carros híbridos para atrair consumidores.