A Toyota confirmou em um evento fechado para seus concessionários que irá sim ter uma nova picape abaixo da Hilux. O rumor já corria na indústria faz algum tempo, mas a fabricante japonesa finalmente confirmou que esse será um dos produtos derivados do investimento de 11 bilhões em Sorocaba (SP).
Espera-se que o modelo seja derivado do conceito EPU, apresentado no Salão de Tóquio em 2023. Rumores também apontam que a picape compartilhará a base com o SUV Corolla Cross. A atual TNGA-C é usada no Corolla, Corolla Cross, Prius e Lexus UX, permitindo motorização híbrida e até tração nas quatro rodas sob demanda. A confirmação da nova picape foi adiantada pelos colegas do Autoo.
A expectativa é que a picape da Toyota tenha motorização híbrida, e entre as opções cotadas está o motor 2.5 de 182 cv e 23,1 kgfm de torque, que somado aos motores elétricos, totaliza 306 cv de potência e é usado no SUV RAV4. Essa opção é híbrida plug-in e deve receber versões híbridas tradicionais, bem como uma variante flex.
O que esperar da nova picape da Toyota?
O conceito EPU mede 5,07 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,71 m de altura e conta com 3,35 metros de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toro traz 4,94 m de comprimento e a Maverick ostenta 5,07 m. Em matéria de entre-eixos, o modelo produzido em Pernambuco tem 2,99 e a picape da Ford tem 3,07 m.
É possível que a Maverick tenha sido definida como principal concorrente da picape da Toyota, afinal, o modelo também é vendido nos Estados Unidos e também já conta com motorização híbrida. A picape da Ford tem capacidade para 659 kg de carga, enquanto a Toro leva 750 kg.
Modelo terá mais rivais
Além das picapes de Fiat, Ford e Chevrolet Montana, a picape da Toyota terá ainda mais rivais. Para o período é esperado uma picape intermediária da Hyundai, enquanto nos EUA já existe a Santa Cruz, e um modelo inédito da Volkswagen.
A Renault terá uma nova picape baseada no conceito Niágara, que também servirá como base para uma picape da Nissan.
Todos esses modelos devem ser lançados até o fim de 2026, enquanto a picape da Toyota chega em 2027, segundo o evento dos concessionários da marca.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!