Converter carros antigos de propulsão a combustão para propulsão elétrica já algo comum em algumas partes do mundo e a Nissan fez esse processo em um de seus modelos mais importantes, o Skyline GT-R de geração R32.
Inicialmente vendido entre 1989 e 1994, o Skyline GT-R R32 marcou época nas ruas e nas pistas do Japão, quando venceu quatro campeonatos de turismo seguidos no país, e também se destacou em competições na Austrália e Europa.
Equipado com o lendário motor RB26DETT, o modelo saía de fábrica com 280 cv de potência e 36 kgfm de torque declarados (o modelo conseguia gerar mais 330 cv sem modificações), tração nas quatro rodas e suspensões independentes. O motor seis cilindros de 2.6 litros contava com duas turbinas para melhorar o desempenho e tem estrutura robusta que pode ultrapassar os 2000 cv de potência com modificações extensas, claro.
Tudo isso faz do GT-R um modelo histórico para a Nissan, que continuou o desenvolvimento do modelo até o ano passado, quando encerrou a produção da geração R35.
A Nissan divulgou nas redes sociais um vídeo onde um R32, aparentemente original, sai de um caminhão e é imediatamente rodeado por pessoas. Não dá para notar nenhuma mudança no carro, mas os visitantes focam suas câmeras no interior do carro. Nem mesmo as placas, nem emblemas denunciam, mas o modelo se trata da unidade convertida para usar motorização elétrica, indicando o futuro da marca japonesa.
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— ????????? (@NissanJP) November 5, 2024
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#GTR #R32EV pic.twitter.com/xOxsZJMK6q
A aparição aconteceu em outubro deste ano, durante o R Meeting, tradicional evento de celebração do Nissan GT-R no circuito de Fuji. O projeto está em desenvolvimento desde abril de 2023 e visa “capturar e recriar o charme do R32 integrando a eletrificação moderna”, segundo a marca.
Detalhes de potência, baterias e alcance não foram revelados, mas o Ariya Nismo é o carro elétrico mais potente da Nissan hoje e conta com 430 cv e 61,1 kgfm de torque, enviados para o asfalto graças a dois motores elétricos.
O modelo deve ser um dos destaques da Nissan no Salão de Tóquio de 2025, que acontece entre os dias 10 e 12 de janeiro. Além disso, deve servir como base para a próxima geração do GT-R, que deverá ser totalmente elétrica, apesar de não ter data de lançamento.
Curiosamente, enquanto a Nissan trabalhava neste projeto, a marca ia de mal a pior em suas finanças. No mês passado, um executivo da marca afirmou que os japoneses teriam “de 12 a 14 meses para sobreviver”. Essa fala polêmica aconteceu após o próprio CEO, Makoto Uchida, anunciar a redução voluntária do seu salário, demissão de funcionários e anunciar um plano de recuperação da marca.
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