Agora foi a vez do BYD Dolphin Plus passar pela bateria de testes da Latin NCAP, neste mês de dezembro. O veículo conquistou cinco estrelas na avaliação de segurança da organização e garantiu altas porcentagens no quesito para transporte de passageiros adultos, crianças, além dos sistemas de assistência à segurança.
Sobre a proteção para os ocupantes adultos, o modelo obteve 92,6% de aprovação com destaque para o teste de impacto frontal, onde a proteção do carro para a cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Ao contrário do teste de whiplash (chicote cervical) que apresentou uma proteção marginal para o pescoço.
O teste feito com bonecos simulando crianças de 3 e 1,5 anos de idade obteve 93,17% de aprovação. Confira os comentários feitos pelos responsáveis: “O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás usando ancoragens I-Size e pé de apoio, sendo capaz de evitar a exposição da cabeça, mas mostrou uma desaceleração torácica maior do que o esperado. O dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens I-Size e pé de apoio; foi capaz de evitar a exposição da cabeça durante o movimento para frente e ofereceu proteção total.”
A terceira avaliação foi da proteção para pedestres e recebeu a nota mais baixa entre os quesitos, com 77,03% de aprovação. O BYD Dolphin Plus até está de acordo com as regras UN 127 - esta norma detalha o limite de lesões aceitáveis que o veículo pode causar após o atropelamento do pedestre - mas em algumas áreas próximas ao para-brisa demonstraram uma proteção pobre, segundo a Latin NCAP.
Enquanto o último teste, de sistemas de assistência à segurança, esteve melhor que o anterior, quando pontuou 85,17% na avaliação. O veículo disponibiliza de uma tecnologia de aviso de cinto de segurança para os bancos dianteiros e traseiros, detectação de ponto cego (que não atende as normas da organização), sistema de suporte de pistas (LSS) e detecção de borda de estrada (RED) com boa avaliação.
O BYD Dolphin Plus, utilizado no teste, possui sete airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). Enquanto a versão de entrada, Dolphin EV, possui um airbag a menos que o Plus, sendo a proteção para os joelhos a faltante e não dispõe de sistema de auxílio a condução (ADAS).
O modelo está disponível no mercado brasileiro com preços a partir de R$ 184.800, com 4 opções de cores externas, 3 tipos de cores para o acabamento interno e 4 tipos de rodas de 17 polegadas.
Sob o capô, com base na ficha técnica de outubro de 2023, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h. Sua autonomia é de 427 km, fora os 204 cv de potência junto com o torque máximo de 31,61 kgfm.
Veja o vídeo do teste completo abaixo.
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