A bateria de uma moto elétrica pegou fogo enquanto era carregada, nesta segunda-feira (16), na cidade de Montes Claros, localizada no norte de Minas Gerais. Apesar de ninguém ter ficado ferido, o incidente causou um incêndio na garagem e despertou dúvidas: é possível carregar baterias elétricas ou carros eletrificados em casa?
A resposta é sim, mas com cuidados. Após este caso, os bombeiros reforçaram que é necessário seguir um protocolo. "O Corpo de Bombeiros reforça a importância de seguir as normas de segurança no uso e carregamento de baterias elétricas para evitar situações como essa, que podem colocar em risco a vida e o patrimônio", destacou a corporação.
Mas, afinal, quais são esses protocolos? Abaixo, o Vrum explica o que é necessário para carregar baterias elétricas e os carros dentro de casa com segurança.
Conheça a instalação elétrica
Se o seu objetivo é carregar a bateria dentro de casa, antes de comprar o carro, entenda a instalação elétrica de seu domicílio. É fundamental saber informações sobre a capacidade de tensão e corrente das tomadas da instalação elétrica da residência. O recomendado é chamar um eletricista especializado para comparar a necessidade da bateria em comparação com a tensão da casa.
Aprovação de ponto elétrico no condomínio
Se você mora em um condomínio, é preciso a aprovação dos residentes em assembleia para a instalação de pontos de recargas. Além da aprovação dos condôminos, para realizar a adaptação, a análise de um engenheiro eletricista ou de um perito técnico especializado é necessária.
Tipos de carregadores
Atualmente, há dois tipos de carregadores: portátil e o wallbox. O primeiro é mais prático e pode ser ligado a uma tomada de três pinos. Porém, existe uma limitação de corrente de até 10 amperes. Além disso, o tempo de recarga total pode superar 24 horas. Já o wallbox tem um tempo de recarga reduzido para 6 horas, mas precisa de um profissional para ser instalado na parede.
Quadro de energia próprio
Segundo os especialistas, o recomendado é destinar um quadro de energia, onde ficam os disjuntores, exclusivamente para o carregador. A medida é uma prevenção para evitar curtos-circuitos. Além disso, os carros elétricos devem ser recarregados em tensões de 220 V.
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