Motoristas têm recorrido a diversas artimanhas para evitar multas de trânsito. Entre as mais comuns, motoqueiros cobrem a placa com a mão ao passar por radares, principalmente quando estão em alta velocidade. Outra prática já relatada pelo Vrum é o uso de dispositivos que escurecem a placa. E agora, uma nova tendência tem ganhado espaço: o spray anti-radar.
Este produto, que parece com um verniz, é aplicado sobre a placa do veículo e cria uma camada que reflete intensamente a luz dos radares e câmeras. Quando o radar emite um flash para capturar a imagem, a luz refletida torna os caracteres da placa ilegíveis, impedindo a identificação do veículo infrator.
Vídeos demonstrando a eficácia do spray nos Estados Unidos mostram que a placa fica inelegível em qualquer ângulo nas fotos tiradas com flash, como se fosse de um radar.
No Brasil, já há empresas vendendo esse item como importado. Nos Estados Unidos, o spray anti-radar tem chamado atenção e pode ser encontrado em diversos sites. Os preços variam, mas normalmente podem ser adquiridos por cerca de R$ 100.
Ver essa foto no Instagram
E claro, esse ato, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocultar ou adulterar a placa de identificação do veículo é uma infração gravíssima, punida com sete pontos na CNH e multa de R$293,47.
Além disso, o artigo 311 do Código Penal prevê pena de reclusão de três a seis anos para quem adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, o que pode ser aplicado em casos de adulteração de placas.
Ver essa foto no Instagram
Ou seja, para evitar multas, seu uso parece ser algo que ajuda a não ganhar multas, mas isso é uma prática totalmente ilegal e pode acarretar até prisão. É melhor evitar!
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas