O prédio da Porsche em Miami, conhecido como Porsche Design Tower, está afundando. Segundo um novo estudo divulgado pela Universidade de Miami, a torre de 57 andares e outros 34 edifícios do bairro Sunny Isles Beach afundaram até cinco centímetros entre 2016 e 2023 - o índice é considerado alto.
"Quase todos os edifícios na costa estão cedendo", disse Falk Amelung, geofísico da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas, Atmosféricas e da Terra da Universidade de Miami e autor sênior do estudo, em entrevista ao jornal norte-americano Miami Herald. "É muito", acrescentou.
O Porsche Design Tower ficou conhecido por ser um dos primeiros prédios com elevador para carros no mundo. Além disso, o edifício estampou as manchetes por ser o lar do jogador argentino Lionel Messi, atualmente no Inter Miami. Segundo a mídia local, o apartamento do astro é um duplex de mais de 500 m², com piscina coberta e uma vista para o mar. Ele teria comprado o espaço por 5 milhões de dólares.
A preocupação com a estrutura do Porsche Design Tower e com outros 34 prédios da região aumenta, principalmente, por causa de um incidente recente. Há quatro anos, um edifício de 12 andares desabou em Surfside, Flórida. O empreendimento estava localizado a poucos quilômetros da sede da Porsche.
Apesar disso, o estudo da Universidade de Miami diz que o afundamento não é necessariamente um motivo para pânico. Isto porque, até o momento, nenhum dano estrutural foi diagnosticado no edifício. Além disso, segundo os especialistas, as torres costumam afundar no solo após as obras - o Porsche Desgin Tower foi inaugurado em 2014.
Além do prédio localizado em Miami, a Porsche tem um semelhante em Stuttgart, na Alemanha. Em setembro deste ano, a marca afirmou que está construindo um terceiro edifício em Bangkok, na Tailândia. A torre, que também será luxuosa, deve ser entregue em 2028.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!