Enquanto a Volkswagen vive a dúvida sobre fechar fábricas na Alemanha, a Porsche apresenta uma queda acentuada nas vendas na China, a Audi anunciou que irá fechar a sua fábrica na Bélgica.
Segundo a marca das quatro argolas, a fábrica de Bruxelas, que atualmente é responsável por Q8 E-Tron na carroceria SUV e Sportback, será fechada em fevereiro de 2025, e esses SUVs devem ser retirados de linha, como consequência da baixa procura por esse tipo de veículo.
Os rumores apontavam que a Audi procurava por um comprador para o local, mas não encontrou empresas interessadas. Fabricado em Bruxelas, o Q8 E-tron foi lançado em 2018, ainda como E-Tron, antes de receber a alcunha Q8.
A mudança de nome foi uma tentativa da Audi de associar o modelo ao carro de maior luxo da marca, o SUV Q8, mas não deu certo. Ano passado, as vendas globais do SUV bateram 49 mil unidades, uma queda de 4,3% em relação a 2022. Esse volume é pouco mais de um terço da capacidade fabril da planta, que pode entregar 120 mil carros por ano.
A fábrica belga começou sua história em 1949, quando fabricava modelos para a Studebaker e a partir de 1954 passou a produzir Fuscas. Mais tarde, Kombi (Transporter), Karmann Ghia e Porsche 356 também foram produzidos em Bruxelas.
Em 1970, o Grupo Volkswagen adquiriu a fábrica, que passou a produzir também o Passat e mais tarde o Golf. Somente em 2004 o primeiro Audi nasceu na fábrica, o A3. Mas foi somente em 2007 que a Audi assumiu controle da fábrica, que também produziu Polo e Golf. O E-Tron chega em 2018.
Segundo o Brussels Times, a fábrica tem 3 mil funcionários, mas o volume de produção em 2024 deve ficar entre 20 e 25 mil, 50% abaixo de 53,5 mil carros.
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