x
UAI
RIVALIDADE PURA

BYD trabalha em esportivo elétrico para rivalizar com o Porsche 911

Modelo esportivo de duas portas foi flagrado em testes na China e deve integrar a marca Denza na Europa

Publicidade
Carro esportivo da BYD será elétrico de duas portas
Carro esportivo da BYD será elétrico de duas portas Foto: Divulgação

A BYD também está querendo expandir suas ambições para o mercado de esportivos e trabalha em um modelo de duas portas que promete rivalizar diretamente com o Porsche 911. O veículo foi visto pela primeira vez em testes na China, ainda coberto por uma camuflagem azul, que é bem característico da marca.

O modelo, que parece estar em estágio inicial de desenvolvimento, apresenta uma silhueta aerodinâmica com uma linha de cintura baixa e frente inclinada. Bem típico de um esportivo mesmo, que tem a caída “C”. É possível ver também espelhos laterais convencionais e maçanetas retráteis.

O protótipo avistado não possuía faróis nem para-choque traseiro. O design frontal remete à linguagem visual da marca Denza, a subsidiária da BYD que recentemente passou a ser 100% controlada pela montadora chinesa.

No interior, as imagens indicam que o esportivo terá dois bancos esportivos com encostos de cabeça integrados. Já na traseira não é possível ver nada e é bem provável que não tenha banco na parte traseira, devido a queda do teto bem baixo.

Fang Cheng Bao Super 9
Fang Cheng Bao Super 9 Foto: Divulgação

O projeto aparentemente remete ao modelo apresentado em abril, o Fang Cheng Bao Super 9. O modelo conceitual era um conversível de duas portas com portas tipo tesoura, desenhado pelo ex-Lamborghini e Audi.

Mesmo que os detalhes técnicos sejam praticamente sem informações, é especulado que ele compartilhe o conjunto motriz do Denza Z9 GT, modelo da marca Denza. Ou seja, sistema esse que inclui três motores elétricos, entregando uma potência combinada de 952 cv.

A BYD adquiriu o controle total da Denza em 2024 e planeja expandir sua presença na Europa. O esportivo elétrico deve integrar o portfólio da Denza no continente, ao lado do Denza Z9 GT, que será o carro de estreia da marca na região.

Se confirmado, o novo modelo não apenas colocará a BYD em competição direta com o Porsche 911, mas também consolidará a montadora chinesa como uma das principais forças no segmento de esportivos elétricos.