O setor automotivo recebeu uma notícia impactante nesta terça-feira (17). Segundo jornal japonês Nikkei, as montadoras Honda e Nissan estão perto de anunciar uma fusão. A publicação afirma que as empresas estudam adotar a medida para competir com a Toyota, principal fabricante do mundo, e com as marcas chinesas de veículos elétricos.
Apesar da informação bombástica, esta não seria a primeira união entre montadoras rivais no universos dos carros. Abaixo, relembre parcerias de fabricantes que se aliaram.
Ford e General Motors
Uma das rivalidades mais conhecidas é entre a Ford e a General Motors. Embora disputem a liderança do mercado norte-americano há mais de um século, essas montadoras se juntaram para desenvolver câmbios automáticos. Iniciada nos anos 2000, essa colaboração resultou em transmissões de seis marchas utilizadas por vários modelos, desde o Ford Fusion ao Chevrolet Malibu.
Renault e PSA
Na França, a competição entre Renault e PSA Peugeot Citroën é uma das mais acirradas. Mesmo com essa rivalidade, ambas as marcas uniram forças nos anos 70 para criar um motor V6, conhecido como PRV, devido à parceria com a Volvo. Este motor não apenas aprimorou a gama de veículos dessas empresas, mas também foi crucial para a exportação aos Estados Unidos.
Anos depois, Renault e PSA trabalharam juntas novamente para desenvolver o motor sucessor do PRV, o ES/L, que trouxe inovações significativas, como o bloco em alumínio e o duplo comando de válvulas. No entanto, a demanda na Europa por V6s em carros de marcas populares diminuiu, dando espaço à popularidade dos V6 turbodiesel, desenvolvidos posteriormente com outros parceiros.
Toyota e BYD
Na Ásia, a Toyota e a emergente BYD estabeleceram uma parceria inesperada focada no mercado chinês de veículos elétricos. A Toyota, líder em volume de vendas global, buscou a experiência da BYD em veículos elétricos para lançar o sedã bZ3, equipado com baterias da empresa chinesa. Este modelo é produzido em parceria com a FAW e destinado exclusivamente ao mercado chinês.
Volkswagen e Ford
Além da Autolatina, existente na América do Sul entre 1987 e janeiro de 1996, Ford e Volkswagen voltaram a se unir na Europa em 1991, criando a AutoEuropa em Portugal a partir de 1995. O objetivo da parceria era desenvolver e produzir minivans, e daí nasceram Ford Galaxy, VW Sharan e Seat Alhambra.
Além dessas parcerias do passado, Ford e Volkswagen seguem unidas no desenvolvimento de produtos específicos. A plataforma de carros elétricos MEB, desenvolvida pelos alemães, é utilizada no Volkswagen ID.3, ID.4, ID.Buzz e também pelo Ford Explorer EV e Capri EV.
A Ford, por sua vez, compartilha sua plataforma e expertise no mundo das picapes 4x4 com a Volkswagen. A segunda geração da picape Amarok (que não é vendida no Brasil), utiliza a plataforma T6, desenvolvida pela Ford para o uso na Ranger. Os dois modelos, inclusive, são fabricados na fábrica da Ford em Pretória, na África do Sul.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!