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UAI
alta de 103%

O que está por trás no aumento absurdo no valor dos carros usados? Explicamos

Estudo revela que o ticket médio de carros usados alcançou R$ 83.411 em novembro, aumento de mais de 100% desde 2020

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Mercado de seminovos e usados estão 103% mais altos em comparação com janeiro de 2020
Mercado de seminovos e usados estão 103% mais altos em comparação com janeiro de 2020 Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Os preços dos carros usados no Brasil, assim como os carros zero km, também aumentaram de alguns anos para cá. Em novembro deste ano, o ticket médio chegou a R$ 83.411, mais que o dobro do registrado em janeiro de 2020, quando era de R$ 41.090. 

A pesquisa feita pela Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU) revelou que o aumento de janeiro de 2020 para novembro de 2024 foi de 103%. 

O valor médio reflete não apenas a valorização do mercado, mas também nas mudanças no comportamento de consumo, encarecimento de veículos novos e o impacto da inflação nos últimos anos. Além, claro, da pandemia do Covid-19 que ajudou bastante neste cenário.

  • O ticket médio representa o valor médio de venda dos carros usados em concessionárias e revendas. Ou seja, ele reflete o preço médio pago por consumidores ao adquirir veículos seminovos e usados.

O estudo também mostrou que o Caoa Chery Tiggo 5X foi o modelo usado com maior rentabilidade neste último mês de novembro. O SUV teve um valor médio de venda de R$ 101.781 e uma margem bruta de 10,5%, com um giro médio de estoques de apenas 20 dias.

  • A margem bruta representa a diferença entre o preço de venda de um carro e o custo para adquiri-lo. Por exemplo, uma margem bruta de 10,5% significa que, de cada R$ 100 recebidos na venda, R$ 10,50 são lucro bruto antes de despesas.
  • Já o giro de estoque, como o próprio nome já diz, quer dizer o tempo médio que os veículos ficam disponíveis nas concessionárias antes de serem vendidos. Em novembro, o giro médio foi de 35 dias, considerado rápido para o setor.

Além do Tiggo 5X, outros modelos que se destacaram em rentabilidade foram o Toyota Yaris sedã e o Yaris hatch, ocupando a segunda e terceira posições, respectivamente, cujos sairão de linha no próximo ano, como já divulgado pelo Vrum. 

Já entre as marcas, as concessionárias da Caoa Chery lideraram o retorno sobre investimento (ROI) com 169%, seguidas por:

  • Mitsubishi: 109%
  • BYD: 105%
  • Nissan: 89%
  • Volkswagen: 75%
  • Honda e Hyundai: 74%
  • O retorno sobre investimento (ROI) mede a eficiência de um negócio em gerar lucro a partir do capital investido. No caso das concessionárias, um ROI de 169% significa que, para cada R$ 1 investido, foi gerado um retorno de R$ 1,69 em lucro.

Em novembro, a margem bruta média das concessionárias foi de 10,6%, quatro pontos percentuais abaixo do recorde registrado em janeiro de 2021, que foi de 14,6%. 

Mesmo assim, os números demonstram um mercado aquecido, especialmente para veículos usados que continuam sendo uma alternativa para consumidores que vem enfrentando preços elevados de modelos novos.

O levantamento foi realizado com base em informações de 2.788 concessionárias conectadas à plataforma AutoAvaliar, abrangendo 23 marcas diferentes.

Fonte: Autoo