Os amortecedores são componentes da suspensão de um veículo, e são muito importantes pois tem como principal função controlar o movimento das molas, garantindo mais segurança e conforto para rodar em diferentes tipos de terrenos. Mas, em relação ao tempo de troca, há algumas questões a serem discutidas.
A troca dos amortecedores não tem um tempo exato para ser realizada, depende muito do motorista e da onde ele roda com seu carro. Se você anda apenas na cidade, em ruas asfaltadas, é provável que não tenha problemas tão cedo com seu amortecedor.
Entretanto, caso ande mais por terrenos esburacados e estrada de terra, é ideal manter uma manutenção regular, pois conforme mais são mais utilizados, também ficarão mais desgastados.
Os fabricantes não costumam incluir esse item nas revisões, mas recomendam checar o estado de conservação a cada 10.000 km. Mas, por não ter uma data de validade específica, muitas montadoras utilizam, como critério de cálculos, a vida útil dos componentes do amortecedor e dessa forma, conseguem chegar em uma média de tempo em que poderá ser trocado, ou pelo menos, começar a prestar mais atenção.
Geralmente, quando o carro chega próximo, ou ultrapassa os 60.000 km, é considerado o momento ideal para fazer uma revisão da peça. Apesar de que, esse número pode ser reduzido, caso o condutor passe em buracos constantemente, não diminui a velocidade ao passar em quebra molas, sobe em passeios com frequência, costuma desrespeitar a carga máxima de seu veículo, entre outras.
Sinais que dizem que está na hora de trocar a suspensão:
-
Desconforto ao dirigir;
-
Barulhos incomuns;
-
Carro tende a balançar ou oscilar;
-
Desgaste irregular dos pneus;
-
Veículo puxando para um lado;
-
Instabilidade ao fazer curvas;
-
Vibrações no volante
Se perceber um ou mais sinais parecidos com esses, é necessário procurar uma oficina especializada em suspensões, e ver o que deve ser feito.
- Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion