x
UAI

Pesquisa da OLX diz que brasileiros procuram carros antigos para fugir do IPVA

Parte dos entrevistados afirmam nem saber para onde vai o dinheiro arrecadado com o imposto

Publicidade
Governo de Minas Gerais disponibiliza consulta para os novos valores do IPVA 2023
Governo de Minas Gerais disponibiliza consulta para os novos valores do IPVA 2023 Foto: Governo de Minas Gerais disponibiliza consulta para os novos valores do IPVA 2023

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um dos principais custos na vida de quem tem carro no Brasil. A quantia a ser paga pode ser de até 4% do valor de tabela do veículo, o que pode pesar em alguns orçamentos. Pensando nisso, a OLX realizou uma pesquisa para entender como os brasileiros pensam em pagar o IPVA e a pesquisa apontou que muitos recorrem a carros mais antigos para fugir do tributo.

Dependendo do estado onde o veículo estiver registrado (ou da tecnologia de propulsão), o proprietário pode ser isento de pagar o valor do tributo. A partir de 20 anos de fabricação já é possível evitar o pagamento do imposto, confira a lista aqui.

Segundo a OLX, 51% dos entrevistados cogitam comprar um carro com 20 anos ou mais para evitar de pagar o imposto todos os anos. Para 29% dos entrevistados, dirigir um carro mais antigo está fora de cogitação.

8f38c058-fiat-palio-16v-1996-vermelho-de-frente-com-casario-colonial-ao-fundo
Carros mais antigos são vistos com bons olhos por muitos motoristas Foto: Divulgação

Impacto na vida financeira

A pesquisa diz que para 27% dos entrevistados o impacto do IPVA na vida financeira é elevado ou significante. 30% declararam que o impacto é moderado e para 18%, o pagamento do imposto não tem nenhum impacto na vida financeira.

“O custo do IPVA acaba influenciando na decisão de troca do carro: 21% dos entrevistados consideram vender seu veículo para não pagar o IPVA em 2025. Esse número sobe entre aqueles que têm mais de um automóvel: 33% consideram vender seu carro para não pagar o imposto”, comenta Flávio Passos, Vice-presidente de Autos do Grupo OLX. “Classificados online e redes sociais são as opções mais populares para anunciar, cada uma com 44% de preferência. Além disso, 80% venderiam seu carro por meio da OLX, que oferece um amplo catálogo de veículos com bom custo-benefício e facilita a negociação de usados", comenta.

Por conta do impacto financeiro, o planejamento é crucial para pagar o imposto. 4% dos entrevistados buscam parcelar o imposto ou procurar formas alternativas para realizar o pagamento. 

10% realizam a quitação somente quando necessário, geralmente na época do vencimento. Há ainda quem só paga o IPVA ao pegar estradas em longas viagens para não ter problemas com o recolhimento do veículo aos pátios da polícia.

41% dos entrevistados disseram que planejam iniciar a reserva para pagar o imposto, enquanto 24% afirmaram já ter o dinheiro do IPVA separado. Dependendo do estado, pagar o IPVA em cota única antes do vencimento pode ser benéfico, com descontos de até 3% em cima do valor.

Para onde vai o dinheiro?

 Segundo a OLX, 7% dos entrevistados não fazem ideia, nem possuem o menor interesse em descobrir para onde vai o dinheiro do imposto. 29% não sabem, mas gostariam de saber para onde vai o dinheiro do IPVA.

42% dos entrevistados disseram que possuem uma ideia do destino do valor arrecadado, mas não sabem de detalhes do que é feito com a quantia. Enquanto 22% sabem exatamente o que é feito com o valor.

A pesquisa foi realizada na plataforma da OLX entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro com 500 pessoas que possuem carro ou moto.