x
UAI
Se projeta!

Golpes em negociação de carros buscam muito mais do que dinheiro; entenda

Apesar de queda em casos, prejuízo gerado é superior a 2 bilhões de reais

Publicidade
Desconfie de mensagens que usam como isca o pagamento do IPVA ou da taxa de licenciamento
Desconfie de mensagens que usam como isca o pagamento do IPVA ou da taxa de licenciamento Foto: Desconfie de mensagens que usam como isca o pagamento do IPVA ou da taxa de licenciamento

Quem busca comprar um carro precisa de muita atenção, não só para encontrar um carro em boas condições, mas também para não cair em anúncios fraudulentos. Segundo a OLX, o número de anúncios postados por criminosos apresentou queda de 47% entre janeiro e outubro de 2024, em comparação com 2023, mas os prejuízos gerados foram de 2,5 bilhões.

Segundo a plataforma, os golpistas não querem somente o dinheiro das vítimas, na verdade, buscam coisas tão valiosas quanto. Segundo a OLX, a fraude mais comum até outubro de 2024 é referente à coleta de dados, que corresponde a 48% dos golpes aplicados, à frente de golpes de invasão de contas (34%) e de anúncios falsos (14%). Apesar disso, a empresa afirma que essas ocorrências tiveram redução de, respectivamente, 57%, 45% e 27%.

“A redução significativa do índice da principal modalidade de golpes aplicados no setor (Coleta de Dados) mostra que o usuário tem, cada vez mais, tomado medidas para deixar sua conta mais segura”, observa Camila Braga. “A união de forças entre empresas e usuários é a melhor forma de combater as ações de fraudadores, por isso acreditamos que segurança não tem concorrência”, diz a executiva. 

Os anúncios com maior índice de tentativa de golpes são os relacionados a fabricantes populares: Chevrolet, Fiat e Volkswagen. Mas entre os carros com maior número de anúncios falsos são os mais antigos: Celta, Gol, Palio, Corsa, Uno, Onix, bem como os Honda Fit e Civic, de muito sucesso no mercado de usados.

Segundo a OLX, 54% dos anúncios apontados como fraude na plataforma são de carros lançados entre 2013 e 2018, enquanto o preço médio desses anúncios era de cerca de R$ 30.600.

Como são os golpes mais frequentes em anúncios?

Coleta de Dados: O fraudador cria um anúncio falso sobre outro interesse dos usuários (em sua maioria, são vagas de emprego) e solicita o preenchimento de formulários para coletar dados sensíveis, como CPF, conta bancária, data de nascimento, entre outros. 

Invasão de Contas: O fraudador obtém e-mails e senhas de contas na internet, testa o login nas contas das plataformas online de compra de usados e, ao obter resultado positivo para o login, faz a inserção de anúncios falsos, para conseguir pagamentos antecipados ou testar cartões de créditos por meio da compra de pacotes de anúncios ou destaques de vendas.

Anúncio Falso: O fraudador insere anúncios com preços e vantagens bastante atrativos na plataforma para obter pagamentos antecipados, geralmente pedindo que a transferência seja feita para conta de terceiros. 

“Na grande maioria dos golpes, o primeiro passo dos fraudadores é tentar levar as possíveis vítimas para fora das plataformas, sugerindo que a comunicação continue em apps de mensagens ou e-mail. Nossas recomendações são manter a negociação pelo chat das plataformas, não clicar em links externos e conferir se os dados da conta bancária correspondem aos dados do vendedor, seja ele privado ou profissional (concessionárias)”, finaliza Camila Braga, que alerta também para a importância de combinar locais seguros para vistoriar o veículo pessoalmente, antes de realizar qualquer transferência.

Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!