x
UAI
Álcool no panetone?

Não coma panetone se for dirigir para não ser pego no bafômetro

Órgão público de Goiás alerta que consumo de panetone pode gerar teste de bafômetro positivo

Publicidade
É possível detectar a presença de álcool na boca após o consumo de panetone
É possível detectar a presença de álcool na boca após o consumo de panetone Foto: Reprodução: Pexels / Rodolfo Gaion

Em polêmica recente, os pães de forma passaram a ser vilões dos condutores que faziam o consumo previamente a assumir a direção. Agora, em vídeo publicado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) alertou que o consumo de panetone pode levar a resultados positivos no teste do bafômetro.

Durante a produção de panetones, o processo de fermentação transforma açúcares em álcool etílico. Embora a maior parte desse álcool evapore durante o cozimento, traços podem permanecer no produto final. Quando consumido, o panetone pode deixar resíduos de álcool na boca, resultando em um teste de bafômetro positivo

Para alertar a população sobre esse fenômeno, o Detran-GO publicou um vídeo demonstrando que, após ingerir panetone, o bafômetro pode registrar a presença de álcool na boca.

O órgão enfatizou que esse álcool é bucal e não chega aos pulmões, sendo facilmente eliminado ao beber água. Apesar disso, o teste pode indicar teor alcoólico suficiente para gerar penalidades como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e até prisão.

Orientações

O Detran-GO orienta que, caso um motorista tenha problemas com o teste do bafômetro após comer panetone, pode solicitar ao policial ou agente de trânsito o reteste após o tempo indicado pelo delegado. Além disso, é aconselhável aguardar alguns minutos e beber água para eliminar o álcool residual da boca antes de realizar o teste.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas