Em polêmica recente, os pães de forma passaram a ser vilões dos condutores que faziam o consumo previamente a assumir a direção. Agora, em vídeo publicado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) alertou que o consumo de panetone pode levar a resultados positivos no teste do bafômetro.
Durante a produção de panetones, o processo de fermentação transforma açúcares em álcool etílico. Embora a maior parte desse álcool evapore durante o cozimento, traços podem permanecer no produto final. Quando consumido, o panetone pode deixar resíduos de álcool na boca, resultando em um teste de bafômetro positivo.
Para alertar a população sobre esse fenômeno, o Detran-GO publicou um vídeo demonstrando que, após ingerir panetone, o bafômetro pode registrar a presença de álcool na boca.
O órgão enfatizou que esse álcool é bucal e não chega aos pulmões, sendo facilmente eliminado ao beber água. Apesar disso, o teste pode indicar teor alcoólico suficiente para gerar penalidades como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e até prisão.
Orientações
O Detran-GO orienta que, caso um motorista tenha problemas com o teste do bafômetro após comer panetone, pode solicitar ao policial ou agente de trânsito o reteste após o tempo indicado pelo delegado. Além disso, é aconselhável aguardar alguns minutos e beber água para eliminar o álcool residual da boca antes de realizar o teste.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas