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Atitude correta?

Donald Trump quer proibir a compra de veículos militares elétricos

Estratégia do presidente eleito é contrária a de Joe Biden, seu antecessor

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Donald Trump, do Partido Republicano, que sofreu um atentado em um comício, derrotou Kamala Harris nas urnas tanto na votação popular quanto no Colégio Eleitoral (o que vale, de fato) e voltará à Casa Branca em 2025 para mandato de quatro anos.
Donald Trump, do Partido Republicano, que sofreu um atentado em um comício, derrotou Kamala Harris nas urnas tanto na votação popular quanto no Colégio Eleitoral (o que vale, de fato) e voltará à Casa Branca em 2025 para mandato de quatro anos. Foto: instagram @realdonaldtrump

Donald Trump estará de volta ao comando dos Estados Unidos a partir do dia 20 de janeiro, mas já planeja detalhes de seu governo. A indústria automotiva do país deve passar por grandes mudanças em seu novo mandato, e até os veículos militares devem ser alterados.

Trump é contrário às rígidas restrições para emissões de carros a combustão, bem como aos incentivos para carros elétricos. O republicano é tão contrário aos carros que dispensam o uso de combustíveis fósseis que os militares poderão ser proibidos de comprar veículos elétricos.

O objetivo da administração anterior, por exemplo, era de que todos os veículos leves do governo estadunidense fossem zero emissões até 2027. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, inclusive, participava do desenvolvimento de veículos militares elétricos ou com algum tipo de eletrificação, e tinha programas dedicados a essa tecnologia.

Jipe militar Hummer EV elétrico de frente estacionado
eMCV é a proposta da GM de veículo-leve militar movido a energia elétrica Foto: Divulgação

A GM Defense, divisão militar da General Motors, trabalha em um conceito de Hummer militar elétrico com um gerador a diesel para situações de emergência. Há ainda um veículo tático baseado na Silverado 2500 com motor turbodiesel e dois motores elétricos

O que Trump pode mudar na indústria automotiva dos Estados Unidos?

Documentos apresentados por funcionários do alto escalão da futura administração de Trump, sugerem que o governo irá propor o retorno dos índices de emissões de poluentes de 2019, o que significaria que as emissões por milha por veículo poderá subir em 25%.

Além disso, os carros elétricos nos Estados Unidos podem receber 7,5 mil dólares (R$ 45,5 mil) em incentivos fiscais, o que teve impacto positivo nas vendas destes veículos. Entretanto, esse benefício deve ser cortado assim que o novo presidente assumir.