x
UAI
Mudanças

Após polêmicas, CEO da Jaguar explica o que motivou mudanças ousadas

Executivo explica como estratégia ambiciosa e foco no design podem reposicionar a marca no mercado de luxo automotivo

Publicidade
Parte lateral externa do Jaguar Type 00
Parte lateral externa do Jaguar Type 00 Foto: Divulgação: Jaguar

Rawdon Glover, CEO da Jaguar, revelou os planos da marca para um reposicionamento estratégico, focando em design e eletrificação, durante entrevista concedida ao site britânico Top Gear. A mudança busca levar a fabricante britânica a um patamar superior no mercado de luxo, diferenciando-a dos concorrentes tradicionais.

De acordo com Glover, pesquisas realizadas com potenciais clientes mostraram que o design, tanto exterior quanto interior, é o principal fator de decisão para consumidores dispostos a pagar mais de US$ 100 mil (cerca de R$ 600 mil) por um veículo. "Os clientes nos disseram que você precisa mudar a marca e toda a experiência de propriedade", destacou o CEO, reforçando que o tipo de motorização ficou em 13º lugar na lista de prioridades dos entrevistados.

A transformação será sustentada pela nova plataforma Jaguar Electrified Architecture (JEA), projetada exclusivamente para veículos elétricos. A partir de 2026, três modelos inéditos devem estrear, começando por um GT elétrico. Esse modelo, inspirado no conceito Type 00, será o primeiro passo para atingir um posicionamento alinhado com marcas como Bentley e Rolls-Royce, ao invés de BMW, Audi ou Mercedes-Benz.

Além do design, a experiência do cliente é outro ponto central da estratégia. A Jaguar planeja transformar suas concessionárias, tornando-as ambientes mais personalizados e exclusivos, chegando a oferecer comidas e bebidas e até parcerias com famosos. A interação com os proprietários também será reformulada, com foco em criar uma comunidade engajada, através da demonstração de informações internas por parte de pessoas que trabalham dentro da marca.

Glover enfatizou que a visão de longo prazo da Jaguar não está apenas no desenvolvimento de veículos elétricos de alta performance, mas também em oferecer um ótimo serviço.

"Estamos projetando carros e experiências que entreguem luxo e exclusividade, mas que também reflitam os valores de sustentabilidade e modernidade que nossos clientes esperam".

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas