Todos nós gostamos de quando o carro está limpo, brilhando, sem nenhuma mancha. Mas às vezes, é importante estar atento ao gasto de água, evitar desperdícios para que não gaste dinheiro indo em lava jatos, e ao mesmo tempo poupar o meio ambiente. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas para que você consiga lavar de forma eficiente, sem desperdícios.
1- Cuidado com os produtos que usa
É sempre bom saber quais produtos não fazem mal ao seu carro. Geralmente, é interessante usar shampoo específicos com pH neutro, que além de preservar a pintura, é ideal para os plásticos que muitos veículos costumam ter, e reage bem com o uso de ceras, utilizadas para aumentar o brilho. Outro cuidado necessário é com a bucha que será usada, muitas pessoas costumam utilizar as de cozinha, o não é recomendado pois pode danificar a tinta. O correto seria usar uma bucha especializada para carros, ou até, uma solução mais barata, pegar a espuma de um colchão ou travesseiro mais velho e utilizar para as lavagens.
2 - Enxaguar de forma inteligente
O recomendado na hora de lavar e enxaguar seu carro é começar pela parte superior. Isso fará com que o material utilizado na limpeza escorra pelo veículo com ajuda da gravidade, o que ajudará a se espalhar pela carroceria e amolecer a sujeira.
A recomendação é usar baldes de água em vez de mangueiras, já que a última opção gasta mais água. Entretanto, caso tenha uma lavadora de alta pressão, não há necessidade de começar dessa forma.
3- Sempre estar atento a previsão do tempo
Quando se olha para o carro e vê que ele precisa de um banho, é interessante olhar a previsão do tempo para o dia em que você estiver com tempo para essa atividade. O ideal é lavar em um dia ensolarado, porém, que não esteja fazendo muito calor, pois o Sol pode secar o sabão e manchar a pintura. Lembrando que o shampoo só pode ser passado em superfícies úmidas, portanto terá que tomar cuidado para não deixar a água secar no primeiro enxágue.
4- Não lavar o carro com frequência
Não está errado lavar o carro uma vez por semana, mas o ideal é pelo menos uma vez a cada duas semanas, para preservar a pintura de seu veículo. Deixar de lavar toda semana não significa que ele ficará sujo mais rápido, o problema não é esse, e sim os danos que pode causar. Apesar do shampoo ser específico para esse tipo de lavagem, utilizá-lo com frequência pode causar danos ao verniz, além de ressecar os plásticos e as borrachas. Além disso, o desperdício de água aumenta.
5- Secar também é importante
Muitas pessoas acham que enxugar o carro após a lavagem é um desperdício de tempo, que o melhor é deixar o carro secar sozinho com a luz solar. Porém, quem pensa dessa forma, realmente está desperdiçando seu tempo, pois passou alguns minutos molhando, ensaboando e enxaguando o carro novamente para deixá-lo secando no sol. E assim, entrando em contato com a sujeira e a poeira novamente. A melhor escolha é secar após a lavagem, caso queira, é possível utilizar uma cera líquida, que lhe permite utilizá-la no mesmo momento em que seca seu veículo, e dessa forma ele permanecer limpo e com um brilho extra.
Também é importante utilizar um pano de microfibra, que é feito para não arranhar, diferente de outros tecidos, que podem danificar a pintura de seu veículo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas