x
UAI
História impressionante!

Vídeo: Idosa devolve esportivo após usar por 25 anos

Proprietária ficou 25 anos com o carro e o devolveu para a fabricante; condição do veículo chama a atenção

Publicidade
Mazda RX-7 vinha com motor 1.3 rotativo
Mazda RX-7 vinha com motor 1.3 rotativo Foto: Mazda Japão/Divulgação

Uma mulher chamada Naoko Nishimoto recentemente completou 80 anos, e por conta de sua idade avançada, decidiu ir até uma concessionária da Mazda, no Japão, e devolver seu amado RX-7 com câmbio manual e entregar junto com o carro, sua carteira de motorista.

Essa história de amor começou quando Nishimoto tinha 55 anos e seu Toyota Corona começou a apresentar problemas mecânicos, e por coincidência, na mesma época ela assistiu ao anime de corridas Initial D, em que um dos personagens tinha um RX-7 .

Ela foi então à uma concessionária da Mazda para comprar um, que na época custava cerca de 3,2 milhões de ienes (cerca de R$126.000 na cotação atual). A senhora queria o carro na cor azul, mas o vendedor conseguiu convencê-la a comprar na cor Highlight Silver Metallic, e após todos esses anos ela diz que não se arrepende de escolher essa cor.

Traseira do esportivo da Mazda
Traseira do esportivo da Mazda Foto: Mazda Japão/Divulgação

A manutenção do carro sempre esteve em dia, e mesmo após 25 anos, o RX-7 está apenas com 77.592 km rodados. A idosa ainda afirmou que o que ela mais gostava no carro era a traseira, com o aerofólio e a placa terminada em 7. 

O carro esta muito bem conservado
O carro esta muito bem conservado Foto: Mazda Japão/Divulgação

A história de Nishimoto e seu RX-7 apareceu inicialmente em uma reportagem para a televisão local de Nagasaki, no Japão. A reportagem mostra a idosa dirigindo seu esportivo pelas ruas da cidade, e afirma que a senhora usava o carro diariamente e a transmissão manual nunca foi um incômodo. 

O caso chamou a atenção de diversas pessoas, entre elas, um engenheiro da Mazda, que enviou a história ao departamento de relações públicas da marca. No e-mail, além do vídeo, o engenheiro afirmava que a Mazda precisava desse veículo em seu acervo. Mais tarde, a empresa entrou em contato com a senhora, que aceitou devolver o carro para a empresa.

Detalhe para os farios do RX-7
Detalhe para os farios do RX-7 Foto: Mazda Japão/Divulgação

O carro retornou para a Mazda em uma cerimônia na concessionária Kyushu Mazda Akasako, onde, inclusive, o carro foi comprado e realizava as manutenções.


A senhora Nishimoto recebeu uma caixa especial com uma placa, um desenho feito pelos designers da Mazda, a chave do carro, bem como uma carta assinada pelo CEO da fabricante, Masahiro Moro.

Naoko Nishimoto recebendo a homenagem ao seu carro
Naoko Nishimoto recebendo a homenagem ao seu carro Foto: Mazda Japão/Divulgação

Segundo a Mazda, o carro será enviado para o centro de desenvolvimento da marca em Yokohama e será usado em exibições e outros eventos. Após a cerimônia, a senhora Nishimoto foi até uma delegacia entregar sua carteira de habilitação às autoridades.


Não se sabe, entretanto, se a Mazda apresentou alguma compensação financeira à idosa.

Como é o Mazda RX-7?

O interior mostrando o câmbio manual
O interior mostrando o câmbio manual Foto: Mazda Japão/Divulgação

O Mazda RX-7 possui um motor 1.3 rotativo, de 265 cv e 29,9 kgfm de torque, vinha com câmbio manual de 5 marchas e tração traseira, sendo capaz de fazer um 0-100 km/h em 5,4s. Esse carro é um ícone dos esportivos japoneses devido ao seu motor rotativo que produzia um ronco único, que fez muito sucesso, não só no Japão, como em outras partes do mundo também.