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Raridade: Fusca alemão é vendido mais caro que Porsche 718 novo; confira

Modelo é bem diferente dos fuscas oferecidos no mercado brasileiro na mesma época; confira

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Modelo alemão contava com pequenas mudanças visuais em relação ao brasileiro
Modelo alemão contava com pequenas mudanças visuais em relação ao brasileiro Foto: Reprodução/Reginaldo de Campinas

Quanto vale um carro raro? Essa pergunta é difícil de responder, afinal, o vendedor tem direito de cobrar o que acha certo pelo veículo. Em São Paulo, um vendedor de carros clássicos pede 650 mil reais por um Volkswagen Fusca praticamente zero km; veja os detalhes do modelo.

Vendido pelo colecionador Reginaldo de Campinas, o modelo é um Fusca conversível 1979 em excelente estado de conservação. O Fusca em questão é diferenciado do modelo brasileiro da mesma época e conta com capô com desenho diferenciado, e para-brisa maior e mais angulado. 

Injeção eletrônica de combustível era um dos diferenciais
Injeção eletrônica de combustível era um dos diferenciais Foto: Reprodução/Reginaldo de Campinas

A unidade vendida conta com todos os faróis e lanternas originais e fabricados pela Hella, teto de lona e até os vidros contam com a inscrição “Made in West Germany”, indicando que o modelo foi fabricado na Alemanha ocidental. 

Interior é bem diferente do modelo vendido no Brasil na mesma época
Interior é bem diferente do modelo vendido no Brasil na mesma época Foto: Reprodução/Reginaldo de Campinas

O interior é na cor preta e conta com acabamento em madeira. O padrão de acabamento é bem diferente do Fusca nacional e demonstra o cuidado que os alemães tinham na construção do modelo. 

O Fusca em questão traz todos os indicadores do interior, bem como adesivos de segurança em inglês. No capô, a especificação do motor indica que o carro está em conformidade com as leis de emissões de poluentes e consumo dos Estados Unidos para 1979, o que dá a entender que era uma unidade de exportação para o mercado americano. 

Unidade está equipada com CD Player
Unidade está equipada com CD Player Foto: Reprodução/Reginaldo de Campinas

Segundo o anúncio, a unidade conta com 638 milhas percorridas, o equivalente a 1.026 km.

A produção do Fusca em Wolfsburg aconteceu até 1974, com a cidade sede da Volkswagen sendo responsável por 11,9 milhões de exemplares. Após essa data, o Fusca continuou em produção na Alemanha, mais precisamente em Emden, até janeiro de 1978. 

Detalhe no vidro indicando o país de fabricação
Detalhe no vidro indicando o país de fabricação Foto: Reprodução/Reginaldo de Campinas

Os modelos conversíveis, entretanto, seguiram em produção na cidade de Osnabrück. A produção dessas carrocerias não eram responsabilidade da Volkswagen, mas sim da Karmann. Ao todo foram 330.281 fuscas produzidos pela Karmann, com o último sendo produzido em 10 de janeiro de 1980. Curiosamente, por um breve período de tempo, o Fusca conversível foi produzido ao lado do Golf conversível de primeira geração, que também saia da fábrica da Karmann.

Fusca alemão 1979
Fusca alemão 1979 Foto: Reprodução/Reginaldo de Campinas

Os modelos conversíveis de 1979 eram equipados com o tradicional motor boxer de quatro cilindros 1600, capaz de entregar 48 cv de potência e com transmissão manual de quatro velocidades. O diferencial dos modelos europeus era justamente a presença de injeção eletrônica de combustível, algo que nunca foi oferecido no Fusca brasileiro.

Mais caro que Porsche zero km

Porsche 718 Boxster é o conversível mais acessível da Porsche
Porsche 718 Boxster é o conversível mais acessível da Porsche Foto: Divulgação

Pelo valor pedido pela raridade, o cliente também pode comprar um Porsche 718 Boxster, o modelo mais acessível da marca alemã, que também é conversível. O Boxster parte de R$ 555.500, segundo o configurador da marca, e conta com motor 2.0 turbo de 300 cv de potência e 275 km/h de velocidade máxima, sendo capaz de acelerar de zero aos 100 km/h em 4,9 segundos e aos 200 km/h em 18 segundos. 

Uma vantagem do Fusca, por exemplo, é a capacidade de transportar quatro pessoas, duas a mais que no esportivo moderno.