O final do ano, com Natal e Réveillon, costuma ser uma época em que o consumo de bebida alcoólica aumenta e, para manter a segurança no trânsito, as blitzes de Lei Seca também. Isso ocorre, pois muitas pessoas trafegam pelas rodovias, fazendo com que o risco para acidentes cresça. Entretanto, há uma dúvida sobre quanto tempo tem que esperar para poder dirigir novamente depois de beber, vamos entender um pouco mais sobre isso.
O ideal é não dirigir ao ingerir bebidas alcoólicas. O ideal é esperar pelo menos 12 horas depois de beber, para poder guiar um carro, entretanto, não necessariamente precisa esperar esse tempo todo.
O álcool pode ser eliminado do corpo em cerca de 1 hora, caso tenha tomado apenas uma lata de cerveja. Porém, esse tempo pode ser maior dependendo da quantidade ingerida, e também de características físicas, como peso, idade e saúde do fígado.
Como muitos sabem, o álcool afeta nossa capacidade de reação, nos deixando mais lentos e perdendo parte da coordenação motora, que é fundamental na hora de dirigir um carro ou motocicleta. Portanto, o risco de acidentes aumenta significativamente, mesmo ingerindo pequenas quantidades.
No Brasil, a Lei Seca é rígida, para aqueles que forem pegos alcoolizados algumas penalidades serão aplicadas, sendo elas uma infração no valor de R$ 2.934,70 (10 vezes o valor da multa gravíssima) além de ter a CNH suspensa por 12 meses. Seu veículo será retido e caso tenha gerado algum acidente, medidas legais serão tomadas contra você.
Dirigir embriagado não é uma opção, é uma escolha. Outra pessoa que não bebeu pode levar seu carro, caso seja habilitada. Carros de aplicativo estão sempre rodando e o transporte público também. Lembrando que quando se está dirigindo, não é somente para você como também para os outros que estão dividindo as ruas e estradas com você.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!