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Polêmica

Quais os maiores problemas de carros elétricos usados? Não é bateria!

Apesar de ser item de grande preocupação de muitos, baterias não são o principal problema, confira quais são

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Uma das inovações mais promissoras em carregamento de VE, oferece uma solução sustentável e independente para alimentar veículos elétricos
Uma das inovações mais promissoras em carregamento de VE, oferece uma solução sustentável e independente para alimentar veículos elétricos Foto: HadelProductions de Getty Images Signature

Carros elétricos são caros e repletos de desconfiança por parte do público geral hoje. No passado  a situação era ainda pior e, mesmo assim, alguns clientes compraram esses carros. Na Europa, empresas especializadas fizeram uma extensa análise sobre esses carros, alguns já com 10 anos de idade; confira o tema de principal preocupação:

O levantamento realizado pela EV Clinic consultou informações de 20 oficinas especializadas no reparos de carros elétricos espalhadas pelos países e apontou que os itens que mais apresentam defeitos são os motores elétricos.

Segundo a análise apresentada, os motores elétricos apresentaram o maior índice de problemas em carros elétricos mais antigos. O principal defeito foi o desgaste acentuado do motor, registrado principalmente em Tesla Model S entre os 50 e 100 mil quilômetros.

Carregadores aparecem em segundo lugar

O segundo principal defeito apresentado por carros elétricos usados está nos carregadores internos, utilizados para ajudar na transferência de energia que é injetada no carro para as baterias. Nesses casos, o veículo elétrico irá apresentar falhas na hora de recarregar, e pode induzir os proprietários a pensar que o defeito está na bateria.

Inversores

Outro problema comum está nos inversores, responsáveis por converter a energia de corrente contínua (alta tensão) armazenada nas baterias para corrente alternada (tensão reduzida) utilizada nos motores. Modelos pioneiros na eletrificação como Renault Zoe e Jaguar i-Pace apresentam mais falhas nesse sistema.

E as baterias?

Um estudo realizado pela empresa de consultoria P3 Group analisou mais de 7 mil carros elétricos e concluiu que a vida das baterias deve superar a vida útil dos carros. Segundo a empresa, após 300 mil quilômetros rodados, as baterias, em média, apresentam capacidade de 87%.

O Nissan Leaf - de primeira geração - um dos pioneiros na eletrificação, é um dos modelos que apresenta mais chances de problemas nas baterias, justamente pelo formato de bolsa usado na alocação das células. Modelos mais modernos usam células cilíndricas, o que facilita o reparo somente das células defeituosas.

Quais os carros elétricos mais confiáveis?

As pesquisas europeias apontam que os carros elétricos com maior durabilidade são o Tesla Model S, seguido do Volkswagen e-Golf, Hyundai Ioniq e BMW i3.

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