O ano de 2025 reserva grandes novidades para o segmento de SUVs no Brasil, com lançamentos de peso das principais montadoras. Modelos como Toyota Yaris Cross, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Honda WR-V e o inédito SUV médio da Renault prometem movimentar o mercado automotivo nacional.
Durante este ano, foi possível observar o grande volume de lançamentos e atualizações de picapes no Brasil. Porém, está parecendo que o próximo ano será a vez dos modelos SUVs dominarem o país, com versões renovadas. Confira a lista dos cinco modelos mais aguardados:
Toyota Yaris Cross
A Toyota prepara o lançamento do Yaris Cross para meados de 2025, posicionando-o abaixo do Corolla Cross. O modelo utilizará a plataforma DNGA, mais simples que a da dupla de Corollas, mas já preparada para eletrificação, trazendo uma versão híbrida flex já no lançamento.
Com design inspirado no RAV4, o Yaris Cross mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e possui a distância entre-eixos de 2,62 m. O porta-malas oferece 471 litros de capacidade. Ainda não está confirmado, mas é aguardado que as versões a combustão utilizem o motor 1.5 aspirado da linha Yaris.
Volkswagen Tera
A fabricante alemã expandirá sua linha de SUVs no primeiro trimestre de 2025 com o Tera, que será produzido na fábrica de Taubaté (SP). Destinado a competir com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, o Tera deverá ser equipado com o motor 1.0 170 TSI de 116 cv, presente no Polo, e possivelmente uma versão mais potente com o 1.0 turbo 200 TSI de 128 cv. Espera-se também a introdução de um sistema híbrido leve em um segundo momento. O modelo contará com opções de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, e deverá ter preços a partir de R$ 110.000.
Nissan Kicks
A Nissan lançará a segunda geração do Kicks no primeiro semestre de 2025, com produção em Resende (RJ). O novo modelo será maior que o atual, com 4,37 m de comprimento (6 cm a mais) e distância entre-eixos de 2,66 m (5 cm maior). Especula-se que o Kicks adotará o motor 1.0 turbo de três cilindros da Renault, estreado no Kardian, substituindo o atual 1.6 flex aspirado. O design será completamente renovado, diferenciando-se significativamente da geração anterior, que vai continuar em produção com ajustes visuais e o sobrenome "Play" para diferenciá-la.
Honda WR-V
A Honda trará de volta a sigla WR-V com um novo SUV de entrada, conhecido como Elevate em outros mercados. Posicionado abaixo do HR-V, o modelo terá entre-eixos de 2,65 m e porta-malas de 458 litros. Inicialmente, será equipado com o motor 1.5 aspirado flex de 126 cv, associado à transmissão automática CVT. Nos próximos anos, é esperada a introdução de uma motorização híbrida flex.
Novo SUV da Renault
A montadora francesa planeja lançar um SUV médio inédito em 2025, inspirado na terceira geração do Dacia Duster europeu. Utilizando a plataforma RGMP do Kardian, o modelo terá design diferenciado, possivelmente alinhado ao do cupê Rafale. Especula-se que adotará um sistema híbrido flex de 48V, com a parte a combustão ainda indefinida, podendo ser o motor 1.0 turbo do Kardian ou o 1.3 TCe do Duster atual.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas