x
UAI
Olha as SUVs aí!

Veja os 5 SUVs mais aguardados de 2025

Conheça os novos modelos de Toyota, Volkswagen, Nissan, Honda e Renault que chegarão ao Brasil no ano que vem

Publicidade
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Divulgação

O ano de 2025 reserva grandes novidades para o segmento de SUVs no Brasil, com lançamentos de peso das principais montadoras. Modelos como Toyota Yaris Cross, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Honda WR-V e o inédito SUV médio da Renault prometem movimentar o mercado automotivo nacional.

Durante este ano, foi possível observar o grande volume de lançamentos e atualizações de picapes no Brasil. Porém, está parecendo que o próximo ano será a vez dos modelos SUVs dominarem o país, com versões renovadas. Confira a lista dos cinco modelos mais aguardados:

Toyota Yaris Cross

Lançamentos automotivos de 2024
Toyota Yaris Cross Foto: Divulgação

A Toyota prepara o lançamento do Yaris Cross para meados de 2025, posicionando-o abaixo do Corolla Cross. O modelo utilizará a plataforma DNGA, mais simples que a da dupla de Corollas, mas já preparada para eletrificação, trazendo uma versão híbrida flex já no lançamento. 

Com design inspirado no RAV4, o Yaris Cross mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e possui a distância entre-eixos de 2,62 m. O porta-malas oferece 471 litros de capacidade. Ainda não está confirmado, mas é aguardado que as versões a combustão utilizem  o motor 1.5 aspirado da linha Yaris.

Volkswagen Tera

Logotipo da Volkswagen em primeiro plano acima do nome TERA em um SUV Volkswagen na cor prata
Volkswagen Tera chegará em 2025, ainda sem data confirmada Foto: Divulgação/Volkswagen

A fabricante alemã expandirá sua linha de SUVs no primeiro trimestre de 2025 com o Tera, que será produzido na fábrica de Taubaté (SP). Destinado a competir com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, o Tera deverá ser equipado com o motor 1.0 170 TSI de 116 cv, presente no Polo, e possivelmente uma versão mais potente com o 1.0 turbo 200 TSI de 128 cv. Espera-se também a introdução de um sistema híbrido leve em um segundo momento. O modelo contará com opções de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, e deverá ter preços a partir de R$ 110.000

Nissan Kicks

Nissan Kicks cinza escuro com detalhes em vermelho parado com imagens de prédios ao fundo
Novo Nissan Kicks foi apresentado em Março de 2024 em Nova York Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan lançará a segunda geração do Kicks no primeiro semestre de 2025, com produção em Resende (RJ). O novo modelo será maior que o atual, com 4,37 m de comprimento (6 cm a mais) e distância entre-eixos de 2,66 m (5 cm maior). Especula-se que o Kicks adotará o motor 1.0 turbo de três cilindros da Renault, estreado no Kardian, substituindo o atual 1.6 flex aspirado. O design será completamente renovado, diferenciando-se significativamente da geração anterior, que vai continuar em produção com ajustes visuais e o sobrenome "Play" para diferenciá-la.

Honda WR-V

Honda Elevate laranja visto da diagonal frontal.
O Honda Elevate pode ser o substtituto do WR-V no mercado brasileiro Foto: Divulgação: Honda

A Honda trará de volta a sigla WR-V com um novo SUV de entrada, conhecido como Elevate em outros mercados. Posicionado abaixo do HR-V, o modelo terá entre-eixos de 2,65 m e porta-malas de 458 litros. Inicialmente, será equipado com o motor 1.5 aspirado flex de 126 cv, associado à transmissão automática CVT. Nos próximos anos, é esperada a introdução de uma motorização híbrida flex. 

Novo SUV da Renault

Renault Rafale azul visto pela lateral direita com detalhes da dianteira. Veículo está estacionado em chão branco com parede na mesma cor ao fundo.
Rafale deve servir de base para novo SUV nacional da Renault Foto: Renault / Divulgação

A montadora francesa planeja lançar um SUV médio inédito em 2025, inspirado na terceira geração do Dacia Duster europeu. Utilizando a plataforma RGMP do Kardian, o modelo terá design diferenciado, possivelmente alinhado ao do cupê Rafale. Especula-se que adotará um sistema híbrido flex de 48V, com a parte a combustão ainda indefinida, podendo ser o motor 1.0 turbo do Kardian ou o 1.3 TCe do Duster atual.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas