A Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca, estabelece que os motoristas não podem dirigir um veículo com mais de 0,34 mg/l de álcool no sangue. Apesar de estar em vigor no Brasil há 16 anos, a norma é desrespeitada por diversos motoristas, que recebem multas pesadas (R$ 2.937,70) tem a CNH cassada por 12 meses e podem até responder criminalmente.
Às vésperas do Réveillon 2025, muitos motoristas começam a pesquisar sobre quanto tempo é necessário esperar para pegar no volante após ingerir bebidas alcoólicas. A resposta, porém, não é simples e depende de diversos fatores. Além da quantidade consumida, alguns fatores genéticos e externos fazem com que a absorção do álcool pelo corpo seja variada de pessoa para pessoa.
Por exemplo, para quem consumiu apenas um copo (de 355 ml) de cerveja, a estimativa é que o álcool leve entre uma e duas horas para sair do corpo. Porém, como não existe um cálculo exato, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta os motoristas a dirigir somente após 12 horas da "saideira".
Desta forma, o órgão pede que o motorista seja consciente e deixe o carro na garagem caso deseje consumir bebidas alcoólicas. O período de festas e férias é o que mais resulta em acidentes provocados por condutores irresponsáveis.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!