x
UAI
FÉRIAS, SEM PROBLEMAS

Carregar bagagem no banco traseiro pode dar multa? E animais? Veja as regras

Transportar bagagens de forma inadequada dentro do carro pode dar multa

Publicidade
Carregar bagagem no banco traseiro pode dar multa? Entenda as regras
Carregar bagagem no banco traseiro pode dar multa? Entenda as regras Foto: Divulgação/Fiat

Começo de ano, férias, viagens longas. Muita gente já passou pela dúvida: é permitido carregar bagagens no banco traseiro do carro? Transportar objetos de forma inadequada, como fora do porta-malas, pode dar multas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o artigo 235, proíbe o transporte de cargas ou bagagens no compartimento destinado aos passageiros, como o banco traseiro. Nesse caso, a infração é grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização.

E esquece de prender esses objetos com cinto de segurança, porque também é passível de multa. E também bagagens solta que atrapalhem a visão do motorista, como por exemplo, em cima do tampão do porta-malas. 

Por que carregar bagagens no banco traseiro é perigoso?

Levar objetos no banco traseiro pode ser mais arriscado do que parece. Em caso de frenagens bruscas ou colisões, as bagagens soltas podem se transformar em projéteis e acaba colocando em risco a segurança dos passageiros. 

Como organizar a bagagem no porta-malas da forma correta.
Não esqueça de amarrar a bagagem quando o banco tiver rebatido Foto: Lara Moreno/EM/D.A Press

Além disso, itens mal posicionados podem obstruir a visão do motorista pelo retrovisor, comprometendo a visibilidade de dirigir com segurança. Há também o impacto no conforto dos passageiros, já que bagagens grandes podem dificultar o uso adequado do cinto de segurança ou diminuir o espaço.

O porta-malas é sempre a melhor opção para transportar bagagens. Além de proteger os itens de danos, ele evita que fiquem soltos e se tornem perigosos. Caso o espaço do porta-malas não seja suficiente, considere investir em bagageiros de teto ou redes organizadoras, que ajudam a manter os objetos no lugar. 

Outra dica é levar em questão a visibilidade de que as bagagens não bloqueiem a visão do motorista ou prejudiquem os retrovisores.

Cachorro branco de pequeno porte dentro de caixa de transporte azul e branca no banco traseiro de carro
As caixas de transporte são opção segura para transporte de animais, sobretudo os de pequeno porte Foto: Chevrolet/ divulgação

Se a viagem tiver animais de estimação, eles também devem ser levados com segurança, de acordo com as normas do CTB. É importante utilizar caixas de transporte ou equipamentos como cintos próprios para evitar multas e garantir também proteção. 

No caso de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surf, o ideal é utilizar suportes específicos, sempre respeitando os limites de largura e altura do veículo para evitar infrações ou acidentes.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas